Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Endesa reúne activos a alienar na Viesgo

A Endesa vai reunir todos os activos que pretende alienar em Espanha na Electra del Viesgo, cuja aquisição interessa à Electricidade de Portugal (EDP), anunciou a maior eléctrica espanhola em comunicado.

23 de Maio de 2001 às 16:09
  • ...
A Endesa vai reunir todos os activos que pretende alienar em Espanha na Electra del Viesgo, cuja aquisição interessa à Electricidade de Portugal (EDP), anunciou a maior eléctrica espanhola em comunicado.

Após a reestruturação anunciada hoje, a Electra de Viesgo vai passar a ser a quinta empresa espanhola do sector com interesses na área da geração e distribuição de energia.

«A nova Viesgo vai integrar uma companhia geradora e outra distribuidora, dispondo de um total de 2,610 MW de potência e 560 mil clientes», sublinhou a Endesa, no referido comunicado.

Contactada pelo Canal de Negócios, fonte oficial da Endesa avançou que «ainda não foi definida uma data para a venda dos activos em Espanha», sem adiantar qual o valor pelo qual deverá ser alienada a Viesgo.

A empresa vai contar com uma quota de mercado de 5,4% no segmento da geração de energia. Para além das centrais que já integravam a companhia, a Electra del Viesgo vai ainda integrar outras seis centrais detidas integralmente pela Endesa, com uma capacidade total instalada de 1.697 MW.

A nova companhia vai também passar a contar com as participações da Endesa nas centrais nucleares de Burgos, onde detém 50%, e na de Trillo, onde controla 1%.

Os interesses da Electra del Viesgo no mercado espanhol de distribuição de energia eléctrica vão ficar inalterados após a reestruturação, segundo a mesma fonte.

A Electra del Viesgo será alienada através de concurso, no âmbito de um plano que prevê a venda de activos da Endesa no valor de 5 mil milhões de euros (mil milhões de contos) em Espanha e no estrangeiro, com o objectivo de financiar parcialmente os investimentos de 14,4 mil milhões de euros (2,88 mil milhões de contos) previstos para os próximos anos.

EDP interessada na aquisição da Viesgo

A EDP já manifestou o seu interesse na aquisição da Electra del Viesgo, uma operação que pretende realizar através da Hidrocantábrico, onde detém uma participação de 19,2%, em conjunto com a Cajastur.

No entanto, o presidente da eléctrica nacional, Francisco Sanchéz, admitiu recentemente que a EDP poderá concorrer sozinha à aquisição da Viesgo, caso não seja possível levantar a suspensão dos direitos de voto da empresa na Hidrocantábrico.

O Governo espanhol suspendeu recentemente os direitos de voto da Adygensival, que reúne a EDP e a Cajastur, no capital da eléctrica asturiana, fazendo o mesmo com a Ferroatlántica, que controla 59,66% da Hidrocantábrico, devendo pronunciar-se sobre a matéria no espaço de três meses.

A legislação espanhola impede que empresas com capitais públicos, como a EDP, exerçam os direitos de voto correspondentes a participações no capital de empresas espanholas do sector eléctrico, pelo que, caso a EDP concorresse à venda da Electra de Viesgo, necessitaria também da aprovação do Executivo de Madrid.

Às 15h31, a EDP transaccionava inalterada nos 2,99 euros (599 escudos).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio