Notícia
Encerramento de empresas caiu mais de 7% em Agosto
Já a constituição de novas empresas subiu 5,9%, enquanto as insolvências recuaram quase 10% face ao mesmo mês do ano passado.
Em Agosto, encerraram em Portugal 817 empresas, menos 7,5% face ao mesmo mês do ano passado, revela o barómetro da Informa, divulgado esta quarta-feira, 7 de Setembro.
No mesmo período foram criadas 2.477 novas empresas, um aumento de 5,9% em relação a Agosto de 2015. Já as insolvências caíram 9,6% para 179 casos, a menor descida mensal desde Setembro do ano passado, mês em que as insolvências mais do que duplicaram. Desse mês em diante a tendência foi sempre de decréscimo, mas a um ritmo mais acentuado do que o registado no mês passado.
Em Agosto, o sector responsável pela maior fatia de empresas criadas foi o dos serviços, que viu nascer 828 empresas. A este, seguiu-se o sector do retalho (323) e o alojamento e restauração (285).
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a criação de novas empresas registou a maior subida no sector do gás, electricidade e água (33,3%) e nas actividades imobiliárias (28,8%).
No que respeita aos encerramentos, os serviços também foram o sector responsável pela maior parte dos casos (222). E foi em Santarém que a queda do número de empresas a fechar portas foi mais expressiva (-54,5% face a Agosto de 2015). Pelo contrário, os encerramentos registaram o maior aumento em Ponta Delgada.
Quanto à criação de novos negócios, Funchal e Setúbal foram as cidades onde o nascimento de empresas mais cresceu em Agosto (71,7% e 61,1%, respectivamente).
Considerando os primeiros oito meses deste ano, o nascimento de empresas caiu 3,7% face ao período homólogo, os encerramentos desceram 1% e as insolvências recuaram 22%.