Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresas portuguesas premiadas pela "Institutional Investor"

Administradores financeiros e responsáveis pelas relações com os investidores da Galp, Portugal Telecom, Jerónimo Martins, EDP e EDP Renováveis ficaram em primeiro lugar em várias categorias na Europa. A operadora ganhou o maior número de prémios em Portugal.

08 de Março de 2012 às 13:24
  • ...
A EDP foi considerada a melhor empresa do sector das “utilities” na Europa no que toca às relações com investidores, segundo o inquérito divulgado hoje pela revista americana “Institutional Investor”.

A eléctrica foi a mais votada pelo “sell side”, ou seja, os analistas da banca de investimento, de acordo com os dados a que o Negócios teve acesso. Já no “buy side”, onde se incluem os gestores de fundos de investimento e de pensões, o prémio máximo foi para a Iberdrola.

A EDP Renováveis ganhou no seu sector, também no “sell side”. A mais votada pelos gestores de fundos foi a Gamesa. A empresa portuguesa somou outros “títulos”: Rui Teixeira foi considerado o melhor “chief financial officer” (CFO) e Rui Antunes o melhor “investor relations” (IR).

A Galp Energia também surge em destaque no estudo, com Tiago Villas-Boas a vencer a categoria de melhor IR no competitivo sector do “Oil & Gas”, quer na escolha dos analistas, quer dos gestores de fundos.

O mesmo prémio foi atribuído pelos analistas a Cláudia Falcão, da Jerónimo Martins. E pelo “buy side” a Nuno Vieira, responsável pelas relações com investidores da Portugal Telecom, numa avaliação a 50 empresas do sector na Europa.

PT vence em Portugal
A Portugal Telecom venceu quase todas as categorias na votação em Portugal. Zeinal Bava foi considerado o melhor CEO, quer pelo “buy-side”, quer pelo “sell-side”. Luís Pacheco de Melo foi o administrador financeiro mais votado, enquanto Nuno Vieira foi considerado o melhor “investor relations” segundo os gestores de fundos.

Tiago Villas-Boas, da Galp Energia, e Nuno Vieira, da PT, tiveram a mesma votação na escolha do melhor IR pelos analistas. O CEO da petrolífera, Manuel Ferreira de Oliveira, ficou em segundo lugar no “sell-side”. Posição que foi ocupada por Pedro Soares dos Santos, presidente executivo da Jerónimo Martins, no “buy-side”.

O inquérito foi realizado entre 7 de Setembro e 12 de Dezembro de 2011, período marcado pelo agravamento da crise da dívida na Zona Euro, perante os receios de um incumprimento descontrolado na dívida pela Grécia e de forte recuo dos mercados accionistas dos países periféricos, em particular das praças de Atenas e Lisboa. O ano foi também marcado por vários cortes no “rating” da República Portuguesa e das principais empresas cotadas.

Os prémios anuais da “Institutional Investor” resultam da votação de 1.467 analistas de todo o mundo da parte do “sell side” (analistas dos departamentos de “research”), de 146 empresas e por 825 profissionais do ‘buy side’ (gestores de activos) de 436 empresas.

Ver comentários
Saber mais Institucional Investor revista prémios Portugal Telecom Zeinal Bava relações investidores investor relations
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio