Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresas chinesas dominam "top" das maiores do mundo

Entre as 10 maiores empresas do mundo, a Forbes elege cinco. E quatro ocupam as primeiras quatro posições. São todas instituições financeiras, com o ICBC a repetir a liderança pelo terceiro ano consecutivo.

06 de Maio de 2015 às 23:38
  • ...

Industrial and Commercial Bank of China. É esta a maior empresa do mundo, de acordo com o "Global 2000" da Forbes. Não é novidade. É o terceiro ano consecutivo que o ICBC lidera este "ranking", sendo que logo a seguir surgem mais três cotadas chinesas. E entre as mais de duas centenas na lista, destaque também para a Fosun e a Haitong.

 

A China domina o "top" da lista da revista norte-americana. Depois do ICBC, na segunda posição está o China Construction Bank, seguido do Agricultural Bank of China e, depois, do Bank of China. Há mais uma empresa chinesa, a Petrochina, na oitava posição.

 

As outras cinco cotadas no "top" 10 são norte-americanas, com a Berkshire Hathaway em destaque. A empresa liderada por Warren Buffett, conhecido como o "oráculo de Omaha", aparece na quinta posição do "ranking" deste ano, sendo assim a maior empresa dos EUA no "Global 2000". A seguir à Berkshire surge o JPMorgan que caiu para sexta posição, tendo sido penalizado pela subida de cinco posições do Bank of China.

 

Há um empate a cinco empresas entre a China e os EUA, mas olhando para o resto da lista não há dúvidas: as empresas norte-americanas dominam. Há, diz a Forbes, 579 cotadas dos EUA entre as 2000 maiores, bem mais do que as 232 companhias chinesas.

 

Entre as cotadas chinesas que surgem no "ranking", há duas conhecidas dos portugueses. A Fosun International, que comprou a Fidelidade, mas também venceu a corrida à aquisição da Espírito Santo Saúde, entretanto renomeada de Luz Saúde, está na 536ª posição. Surge à frente da Haitong Securities, que está no 606º lugar, a empresa que comprou o BESI.

 

China e EUA dominam, mas o "Global 2000" deste ano conta com empresas de um total de 61 países que, em conjunto, apresentam receitas de 39 biliões de dolares, lucros de três biliões e têm activos avaliados em 162 biliões de dólares. O valor de mercado de todas estas empresas ascende a 48 biliões, mais 9% que no ano passado fruto da forte valorização dos mercados accionistas mundiais.

Ver comentários
Saber mais China Construction Bank Warren Buffett Agricultural Bank Petrochina banca serviços financeiros Luz Saúde Espírito Santo Saúde Fosun International Forbes Industrial and Commercial Bank of China
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio