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EMEF recruta 85 para modernizar Alfa Pendular e manter Metro

A revisão das carruagens do Metro do Porto também está entre as encomendas de quase 30 milhões de euros ganhas pela empresa de manutenção ferroviária, que procura "profissionais especializados".

08 de Abril de 2016 às 11:00
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A Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) vai reforçar o seu quadro de colaboradores para fazer face à remodelação dos comboios Alfa Pendular e à revisão de veículos da Metro do Porto.


De acordo com um comunicado, a empresa pretende contratar 85 trabalhadores para as oficinas em Guifões (Matosinhos) e Entroncamento e está a recrutar ao longo deste mês de Abril. Entre as ofertas de emprego estão as de operários electromecânicos, serralheiros mecânicos, soldadores, além de outros "profissionais especializados".


Os dois novos projectos - remodelação profunda dos Alfa Pendular da CP e revisão geral de 35 veículos Eurotram da Metro do Porto – vão arrancar este ano e, segundo a empresa, justificam a contratação de mais mão de obra.

A renovação das 10 composições da frota de Alfa Pendular, uma encomenda da CP, representa um investimento na ordem de 18 milhões de euros para melhorar o conforto e a segurança dos passageiros, com novos bancos e sistemas de iluminação e a remodelação do bar e dos WC. Cada composição deverá ser intervencionada ao longo de três meses.


A revisão dos metros do Porto em Guifões, num contrato de 10,6 milhões de euros, decorre no âmbito da manutenção programada para os 960 mil quilómetros e deverá decorrer ao longo de três anos, podendo vir a abranger mais cinco veículos.


Em 2014 a EMEF, que desde o início do projecto do Metro do Porto fazia a manutenção da sua frota, viu o contrato chegar ao fim. A EMEF apresentou-se a concurso e ganhou, assinando novo contrato a 10 de Fevereiro passado.


Com 23 anos de existência, a EMEF atravessa desde os últimos três um "processo de reestruturação global", segundo a empresa, para "garantir a sua sustentabilidade financeira". O anterior Governo chegou a lançar o processo de privatização da 2015, mas acabou por recuar nesta intenção face a incertezas provocadas pela queixa apresentada em Bruxelas pela Bombardier, contra alegadas ajudas de Estado.

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