Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Em Janeiro, por cada insolvência nasceram seis empresas

No primeiro mês deste ano, as insolvências de empresas caíram 8,7% face a Janeiro de 2014, enquanto a criação de novas empresas cresceu 4,6% no mesmo período. Por cada insolvência, foram criadas 6,6 empresas.

Miguel Baltazar/Negócios
18 de Fevereiro de 2015 às 11:23
  • ...

No primeiro mês deste ano, foram registadas menos insolvências e mais constituições de empresas. De acordo com os dados do Observatório da IGNIOS, em Janeiro, foram declaradas insolventes 673 empresas, o que representa uma descida de 8,7% face ao mesmo mês do ano anterior.

 

Esta redução deveu-se sobretudo à queda registada nos pedidos de insolvência, que recuaram quer em termos de insolvências apresentadas pela própria empresa (-2,6% para 177) quer solicitadas pelos credores (-0,1% para 239).

 

Já as declarações finais de insolvência aumentaram 0,8% para um total de 251. A IGNIOS revela que as empresas de "Outros Serviços" foram as que registaram maior número de insolvências em Janeiro de 2015, representando 18,6% do total. O sector da "Construção e Obras Públicas", que liderou o número de empresas insolventes em 2014, ficou, em Janeiro, na segunda posição, com um peso de 17,8%. Destacam-se ainda o "Comércio a Retalho" (14,6%), o "Comércio a Grosso" (14,0%) e a "Restauração" (6,5%).

 

Em termos geográficos, os distritos de Lisboa e Porto foram os mais expressivos em termos de insolvências no mês de Janeiro, mas ambos reduziram o seu peso face ao registado no acumulado de 2014.

 

Ao mesmo tempo, o número de constituições de empresas também aumentou no mês passado. De acordo com a IGNIOS, a performance de Janeiro traduz-se na criação de 6,6 novas empresas por cada empresa insolvente, quando no mesmo mês de 2014 essa relação era de 5,7 empresas criadas por cada insolvência.

 

Foram constituídas em Janeiro 4.447 novas empresas em Portugal, o que representa um crescimento de 4,6% face a igual período do ano anterior.  

 

Os distritos de Lisboa e Porto foram os mais dinâmicos neste indicador, com 1.235 e 795 empresas constituídas, respectivamente. Seguiram-se os distritos de Aveiro, Braga e Setúbal. 

Ver comentários
Saber mais Observatório da IGNIOS Obras Públicas Comércio Lisboa Porto Portugal economia negócios e finanças Informação sobre empresas insolvências
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio