Notícia
Portugueses continuam a comprar mais computadores e menos televisões
O número de equipamentos eléctricos e electrónicos vendidos no mercado português voltou a crescer em 2014, para um total de 62.688.153. Computadores continuam a ser os equipamentos mais procurados, enquanto as televisões e os grandes electrodomésticos continuam a cair.
De acordo com os dados disponibilizados esta quinta-feira, 14 de Maio, pela ANREEE (Associação Nacional para o Registo de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), o mercado de equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) voltou a crescer em 2014, para um total de 62.688.153 de equipamentos, correspondentes a 121.944,35 toneladas. O que permitiu confirmar a tendência de recuperação iniciada em 2012.
A ANREEE revela que ao longo de 2014, os portugueses compraram mais equipamentos eléctricos e electrónicos , com os computadores laptop, notepad e de secretária a permanecerem os equipamentos mais procurados. A categoria que mais cresceu diz respeito às ferramentas eléctricas e electrónicas (+24,18%).
Também a subcategoria que inclui as lâmpadas de tecnologia LED cresceu cerca de 48%, em detrimento das lâmpadas fluorescentes compactas e clássicas.
Mas apesar do crescimento verificado em 2014, houve uma descida em algumas categorias, como a registada nos grandes electrodomésticos (-2,74%).
Já os aparelhos de televisão também continuam num ciclo negativo, tendo este segmento voltado a cair 6,5%. A ANREEE informa que os dados disponibilizados são provenientes de 1.680 empresas registadas em Portugal no final do ano passado, valor próximo daquele que havia sido verificado em 2013. A grande maioria destas empresas estão registadas em Portugal, especialmente nos distritos de Lisboa, Porto e Aveiro.