Notícia
PME eléctricas e electrónicas têm apoios de 1,1 milhões para a internacionalização
O Portugal 2020 aprovou o Interelectric, projecto do Instituto Electrotécnico Português (IEP), com a atribuição de um incentivo no valor de 1,1 milhões de euros que visa apoiar a internacionalização das PME do sector eléctrico e electrónico.
O Instituto Electrotécnico Português (IEP) apresenta quinta-feira, 25 de Fevereiro, no Porto, o seu projecto de internacionalização Interelectric, que foi aprovado no Portugal 2020 (novo ciclo de fundos comunitários) com a atribuição de um incentivo não reembolsável de 1,1 milhões de euros para um investimento de 2,2 milhões de euros.
Este projecto visa apoiar acções para a internacionalização sobretudo das empresas do sector eléctrico e electrónico, nomeadamente a participação em feiras e certames internacionais, assim como a organização de missões empresariais.
O IEP adiantou ao Negócios que no âmbito do Interelectric serão comparticipados os custos relacionados com a deslocação (até ao limite de 1.600 euros fora da Europa, 700 euros no espaço europeu); alojamento (250 euros por noite), aluguer do espaço (10 mil euros), construção do stand (12 mil euros), transporte (cinco mil euros), material promocional (três mil euros), decoração (500 euros) e consultoria (mil euros para financiar os custos da candidatura e acompanhamento).
A última acção internacional aconteceu na Host, em Milão, no quadro da 39.ª edição da Feira Internacional da Indústria Hoteleira Profissional (hospitality), que decorreu de 23 a 27 de Outubro passado. O Interelectric levou oito empresas portuguesas, num certame que reuniu mais de dois mil expositores de todo o mundo.
A próxima acção internacional da Interelectric será a participação na Light & Building, que decorre entre os dias 13 e 18 do próximo mês de Março, em Frankfurt, na Alemanha. Está prevista a promoção da participação de seis empresas portuguesas, num certame que deverá contar com a presença de 2.500 expositores de todo o mundo e um número de visitantes superior a 200 mil pessoas.
O IEP é uma associação sem fins lucrativos, que tem como sócios efectivos a Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico e Electrónico (ANIMEE), a Portugal Telecom e a EDP.