Notícia
Em cinco anos, houve 45 gestores públicos e autarcas condenados por infração financeira
Segundo o JN, dos 45 gestores e autarcas condenados por infração financeira, 32 pagaram multa para evitar julgamento. A CEO e o chairman da TAP demitidos esta semana pelo Governo podem arriscar uma pena semelhante.
Houve 45 gestores públicos e autarcas condenados por infração financeira nos últimos anos, segundo os números do Jornal de Notícias. A CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, e o "chairman", Manuel Beja, demitidos esta semana pelo Governo, podem vir a entrar nesta equação e arriscar uma pena semelhante.
De acordo com o mesmo jornal, 32 dos gestores e autarcas condenados por práticas de infração financeira durante os seus mandatos pagaram multa para evitar que o processo avançasse para tribunal.
Na segunda-feira, o Governo anunciou que decidiu demitir a CEO e o chairman da TAP por justa causa após a auditoria da Inspeção-Geral das Finanças (IGF) ter concluído que o contrato de indemnização de Alexandra Reis era "nulo".
No entanto, adivinha-se uma batalha jurídica uma vez que a CEO demitida alega que a solução jurídica encontrada não passou por si e o chairman estranha lógica da IGF.