Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Efacec regista perdas de 16,5 milhões de euros até Setembro (act.)

A Efacec, empresa de tecnologia e engenharia, atingiu prejuízos de 16,48 milhões de euros (3,3 milhões de contos) nos primeiros nove meses do ano, face aos lucros atingidos no período homólogo, anunciou a companhia em comunicado.

30 de Outubro de 2001 às 18:54
  • ...
A Efacec, empresa de tecnologia e engenharia, atingiu prejuízos de 16,48 milhões de euros (3,3 milhões de contos) nos primeiros nove meses do ano, face aos lucros atingidos no período homólogo, anunciou a companhia em comunicado.

Os prejuízos acumulados entre Janeiro e Setembro comparam com os resultados líquidos de 2,03 milhões de euros (407 mil contos) registados no mesmo período do ano passado.

«O grupo tem-se ressentido da forte pressão dos preços e, consequentemente, das margens operacionais em alguns dos seus negócios e em determinados mercados», referiu a empresa, justificando as perdas atingidas no corrente exercício.

O volume de negócios da Efacec [EFA] ascendeu aos 153,35 milhões de euros (30,74 milhões de contos), mais 3% que nos primeiros nove meses de 2000. As vendas do terceiro trimestre foram de 53,7 milhões de euros (10,77 milhões de contos), números que traduzem um acréscimo de 10% em termos homólogos.

Os resultados financeiros cifraram-se em perdas de 3,61 milhões de euros (724 mil contos), o correspondente a um agravamento de 88% relativamente ao mesmo período do último ano.

Efacec acredita em «recuperação acelerada»

«O elevado volume de carteira de encomendas (282,8 milhões de euros ou 56,67 milhões de contos), o plano de reestruturação dos negócios e as medidas de rigor que estão a ser aplicadas na gestão, perspectivam a recuperação acelerada do grupo», de acordo com a Efacec.

O programa de reestruturação da Efacec, que compreende a redução dos seus recursos humanos, resultou em despesas «que ascenderam aos 5 milhões de euros (um milhão de contos) e cujo efeito positivo surgirá em períodos seguintes», segundo a mesma fonte.

O referido plano faz com que a empresa estime uma redução «muito significativa» dos seus custos operacionais, bem como «uma acentuada melhoria da produtividade para o exercício de 2002».

No terceiro trimestre deste ano, o «cash-flow» operacional da Efacec ascendeu aos 2 milhões de euros (400 mil contos) positivos, «invertendo a tendência verificada» no primeiro semestre deste ano.

As acções da Efacec encerraram a cair 1,32% para os 2,98 euros (597 escudos).

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio