Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Efacec aberta a parcerias para expansão internacional

A Efacec, companhia nacional de engenharia e tecnologia, continua aberta a parcerias visando a sua expansão internacional e o desenvolvimento de áreas de negócio específicas, afirmou fonte oficial da empresa em declarações ao Canal de Negócios.

14 de Maio de 2001 às 18:19
  • ...
A Efacec, companhia nacional de engenharia e tecnologia, continua aberta a parcerias visando a sua expansão internacional e o desenvolvimento de áreas de negócio específicas, afirmou fonte oficial da empresa em declarações ao Canal de Negócios.

«No seguimento do seu plano estratégico, a Efacec está apostada em firmar parcerias em áreas de negócio específicas, visando a expansão internacional e o desenvolvimento de novos negócios», referiu fonte oficial da companhia ao Canal de Negócios.

A Efacec anunciou recentemente o cancelamento das negociações com a espanhola Isolux, que visavam uma possível fusão entre duas empresas, numa decisão que foi «tomada por ambas as partes» e que esteve relacionada «com um desfasamento dos “timings” e dos objectivos das empresas a curto prazo», segundo a mesma fonte.

A Isolux já anunciou a intenção de fazer a sua entrada em Bolsa até ao final de Setembro do corrente ano, através do seu presidente, Luís Delso.

Os objectivos delineados pela Isolux colocaram-na perante alguma pressão por parte dos seus accionistas, ao passo que a Efacec continua a necessitar de «mais algum tempo para reestruturar as suas actividades e atingir os níveis de rentabilidade pretendidos», explicou a mesma fonte.

A Efacec já tinha um plano estratégico delineado «desde finais de 1999», que previa a reestruturação das actividades da empresa, com uma «aposta nas áreas de negócio da sua competência».

As duas empresas continuam a ter interesses «fortemente complementares», pelo que «as oportunidades de negócio (entre ambas) poderão surgir no futuro, embora talvez não nos mesmos moldes» que estavam previstos, de acordo com a fonte da empresa.

Efacec aposta em mercados internacionais «lucrativos»

No âmbito da sua reestruturação, a Efacec pretende apostar em mercados internacionais «lucrativos» e com elevadas perspectivas de crescimento, como a América Latina ou a Ásia, segundo a mesma fonte.

A Efacec anunciou recentemente que vai proceder à fusão, por incorporação, da Efacec Ambiente e da Efacec Serviços de Manutenção e Assistência na Efacec Engenharia. A empresa vai dar também inicio à preparação técnico-jurídica para a efectuar a incorporação da Efacec SGPS na Efacec Capital, bem como a fusão por incorporação da ENT- Empresa Nacional de Telecomunicações na Efacec Sistemas de Electrónica.

Estas alterações visaram a exploração de sinergias, com a «reorganização das áreas de negócios por competências», tendo em conta a «complementaridade» das várias empresas do grupo, afirmou a fonte da Efacec.

No âmbito desta reorganização, a Efacec alienou alguns negócios que não eram considerados estratégicos, como a sua área de gestão documental, que foi adquirida pela Novabase.

O grupo agrupou as suas actividades em quatro áreas, nomeadamente os transportes; energia; telecomunicações, logística e electrónica; bem como hidráulica, indústria e serviços, que vão constituir as principais apostas da Efacec no futuro.

A Efacec encerrou hoje a cotar nos 4,83 euros (968 escudos), registando uma desvalorização de 2,42%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio