Notícia
Eduardo Cabrita: capitalização das empresas é prioridade do governo
O ministro-adjunto Eduardo Cabrita reconheceu esta quarta-feira a importância do mercado de capitais e a necessidade de as empresas reduzirem a dependência do financiamento bancário. E a capitalização das empresas é uma prioridade do Governo.
"Houve uma retracção significativa no investimento no mercado de capitais", disse Eduardo Cabrita, no discurso de encerramento dos prémios da Euronext Lisbon. Por isso, é necessário "estabelecer o caminho rumo a lenta recuperação do mercado de capitais", defendeu.
No discurso em que lembrou que o índice PSI-20 está muito longe dos níveis registados em 2008, o ministro-adjunto realçou que" é preciso um esforço para a redução da dependência do crédito bancário", adiantando que o reforço da capitalização das empresas é uma prioridade do governo.
Mais mulheres
O ministro aproveitou o momento para aclamar o facto de a próxima presidente da bolsa ser uma mulher, Isabel Ucha, e criticou a ausência de mulheres na liderança das empresas cotadas.
"Das empresas cotadas no PSI-20 hoje, nenhuma é presidida por uma mulher", criticou. Uma situação que o Governo pretende mitigar com o cumprimento de quotas.
Até 2018, o Governo pretende que haja pelo menos um terço de mulheres na liderança das empresas públicas. E até 2020 em todas as cotadas.