Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP vende Comunitel à Tele2 por 257 milhões (act)

A Energias de Portugal anunciou hoje que a Oni alienou a Comunitel, empresa de telecomunicações fixas espanhola, à sueca Tele2, por 257 milhões de euros. Com um encaixe líquido de 215 milhões de euros, a Oni reduz dívida e foca-se na banda larga em Portug

14 de Julho de 2005 às 17:10
  • ...

A Energias de Portugal anunciou hoje que a Oni alienou a Comunitel, empresa de telecomunicações fixas espanhola, à sueca Tele2, por 257 milhões de euros. Com um encaixe líquido de 215 milhões de euros, a Oni reduz dívida e foca-se na banda larga em Portugal.

Num comunicado, a EDP [edp] diz que a Oni assinou hoje com a Tele2, empresa de telecomunicações que também está presente em Portugal, um acordo para a venda de 99,93% do capital da Comunitel Global.

O negócio representa um encaixe de 215 milhões de euros para a Oni, tendo em conta que a Comunitel foi avaliada em 257 milhões de euros e tem uma dívida financeira líquida de 42 milhões de euros. O valor a receber pela Oni incorpora também a cessão de suprimentos de 100 milhões de euros.

Como o valor contabilístico da Comunitel, no balanço da Oni, está registado em 164 milhões de euros, a empresa espera verificar uma mais valia contabilística de 51 milhões de euros com o negócio, que está sujeito à aprovação por parte da autoridade da concorrência espanhola.

Encaixe acima do esperado

Era já conhecido o interesse da Oni alienar a Comunitel, empresa através da qual está presente em Espanha. O jornal «Expansion» chegou a noticiar que a Jazztel liderava uma lista de potenciais interessados na Comunitel, e que o valor do negócio poderia ascender a 125 milhões de euros.

Na altura, em Maio deste ano, os analistas do BPI comentavam que este valor era considerado atractivo para a Oni, pois o bancoavaliava toda a empresa (negócio em Espanha e Portugal), em 193 milhões de euros, um valor inferior ao que a empresa vai receber só pela Comunitel.

A Comunitel presta serviços de telecomunicações fixas em Espanha e está focada na prestação de serviços a pequenas e médias empresas. A empresa espanhola já tinha mais peso que o negócio em Portugal na facturação da Oni.

No primeiro trimestre deste ano, a Comunitel realizou um volume de negócios de 41,3 milhões, enquanto a Oni Telecom fez 39,4 milhões de euros.

Venda permite reduzir dívida e focar na banda larga em Portugal

Segundo a EDP, este negócio permite à Oni «enfocar totalmente as suas actividades de telecomunicações fixas no desenvolvimento do negócio de banda larga em Portugal».

Para a empresa, nestes negócios em Portugal, a Oni «beneficia de uma vantagem competitiva resultante de um forte apoio dos seus accionistas, líderes nacionais nos respectivos sectores económicos». O capital da Oni é detido pela EDP (56,61%), BCP, Brisa e Galp.

A empresa acrescenta ainda que a venda da Comunitel permite à Oni «proceder ao reembolso de uma parte significativa da sua dívida financeira».

As acções da EDP fecharam estáveis nos 2,08 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio