Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP estima aumento de 10% na factura de grandes clientes

A EDP, que está representada no conselho tarifário da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), revelou que a proposta do regulador para 2011 implicará aumentos no custo final da electricidade entre os 4% e os 10% para os pequenos e grandes consumidores empresariais, respectivamente.

07 de Dezembro de 2010 às 17:36
  • 6
  • ...
ERSE remete para dia 15 detalhe dos aumentos para 2011.
A EDP indicou hoje que a proposta de tarifas eléctricas da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos para 2011 contempla aumentos das facturas de electricidade entre os 4% e os 10% para o segmento de consumidores empresariais, sendo que os valores definitivos apenas serão fixados pela ERSE no próximo dia 15.

“Os grandes clientes, se continuarem na tarifa [regulada], têm um aumento de 10%, os pequenos [na baixa tensão especial] e médios têm um aumento de 4%”, afirmou João Manso Neto, administrador da EDP, num encontro com a imprensa sobre a facturação da electricidade.

Hoje, em entrevista ao Negócios, o presidente da APED – Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, Luís Reis, havia afirmado ter tido indicações de que a proposta tarifária para 2011 poderia acarretar aumentos da factura eléctrica para as empresas da ordem dos 15%.

“A serem verdade as informações preliminares que recebemos da Secretaria de Estado da Energia, o aumento final para os nossos associados, que são importantes consumidores de energia, poderão chegar a 15%”, disse o presidente da APED.

Já esta manhã o secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, disse ao Negócios que o Governo não conhece a proposta da ERSE nem tem nada a ver com ela: a proposta é definida pelo regulador, tendo o Governo poder para aceitá-la ou rejeitá-la.

“O Governo está muito atento às condições de garantia de competitividade da economia portuguesa”, disse ainda Carlos Zorrinho. E acrescentou: “Estamos disponíveis para fazer ajustamentos legislativos que garantam as condições de competitividade das empresas portuguesas”.

No encontro desta tarde com a imprensa, o presidente executivo da EDP, António Mexia, disse que “a eficiência energética é a questão fundamental” e aconselhou, para que as empresas baixem os seus custos com electricidade, “o investimento das indústrias em modernização do equipamento”.

A ERSE não revelou publicamente a magnitude do aumento das tarifas de electricidade para os consumidores empresariais, tendo apenas entregue a sua proposta para 2011 ao seu conselho tarifário (onde estão representadas associações de consumidores, bem como a EDP e a REN). O regulador da energia remete para dia 15, data da apresentação formal das tarifas eléctricas para 2011, a disponibilização pública de detalhes sobre as tarifas do próximo ano.

Ver comentários
Saber mais edp electricidade factura tarifas erse APED mexia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio