Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP é terceira maior distribuidora de electricidade em Espanha (rect.)

O grupo Electricidade de Portugal (EDP), através da sua actividade e da participada Hidrocantábrico, atingiu já o terceiro lugar na lista das maiores distribuidoras de Espanha, com uma quota conjunta de 9,92%, de acordo com os dados de Março, noticiou hoj

21 de Maio de 2004 às 16:09
  • ...

O grupo Electricidade de Portugal (EDP), através da sua actividade e da participada Hidrocantábrico, atingiu já o terceiro lugar na lista das maiores distribuidoras de Espanha, com uma quota conjunta de 9,92%, de acordo com os dados de Março, noticiou hoje o jornal «La Gaceta de los Negocios».

De acordo com o jornal espanhol, citando dados do operador de mercado, Omel, relativos a Março passado, a empresa portuguesa detém actualmente, uma quota individual de 4,82%.

Isoladamente a EDP é superada pela Iberdrola, que detém uma quota de 35,2%; pela Endesa, com uma quota de 34,7%; pela Unión Fenosa, com 8%; e pela sua participada local Hidrocantábrico, que detém uma fatia de 5,1% do mercado espanhol. Em conjunto, o grupo EDP (eléctrica portuguesa e Hidrocantábrico) detém assim uma quota de 9,92% do mercado de distribuição em Espanha, ficando acima da Unión Fenosa.

O jornal defende que a «eléctrica portuguesa tornou-se forte no negócio da exportação de electricidade», o que materializa em números. Em Março passado a EDP e a Hidrocantábrico foram as empresas com maior quota na exportação de electricidade a partir de Espanha, com uma fatia de 38,6%, à frente da Endesa, com 25,3% e da Iberdrola, com 9,4% do mesmo mercado. Isoladamente a EDP é responsável por 36% da quota de exportações espanholas de electricidade e a Hidrocantábrico por 2,8%.

O crescimento da EDP em Espanha é paralelo ao aumento exponencial das exportações espanholas de electricidade, escreve o mesmo jornal, «que no passado mês de Abril bateram um recorde histórico, com 1,2 milhões de megawatts por hora».

As acções da EDP [EDP] subiam 0,45%, para 2,22 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio