Notícia
EDP congela investimento para construir termoeléctrica no Brasil
A Electricidade de Portugal congelou o investimento previsto de 250 milhões de dólares (261,5 milhões de euros) para a construção de uma central termoeléctrica no Brasil, devido às dúvidas de rentabilização do projecto.
A referida central tem uma projectada capacidade de produção de 550MW e seria construída em Araraquara. Este projecto estava inserido no plano da EDP [EDP] de construir três centrais termoeléctricas naquele país.
A EDP não é a única a congelar projectos do género e segundo as estimativas de uma associação do sector, citada pelo mesmo jornal, apenas 15 dos 38 projectos termoeléctricos inscritos no Programa Prioritário de Termoeletricidade (PPT), do Governo federal, «vão sair do papel».
Os entraves ao desenvolvimento destes projectos relacionam-se com as dúvidas se a energia produzida pelas termoeléctricas será competitiva em relação à das hidroeléctricas, bem como devido aos entraves das entidades reguladoras.
Para Eduardo Bernini, presidente da EDP Brasil, «a negociação da energia produzida por térmicas precisa de regras específicas, diferentes daquelas que são válidas para hidroeléctricas».
A EDP, que arrancou ontem com a construção de uma hidroeléctrica no Brasil, localizada no Rio Tocantins, seguia a cair 2,26% para os 2,16 euros.