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É o "time" das empresas mudarem no Facebook

O Facebook vai mudar automaticamente as páginas de perfil das empresas na rede social, a partir de 30 de Março. Se a sua empresa ainda não o fez, apresse-se, porque a nova "Timeline" não é apenas mudança de aspecto, é uma mudança de paradigma.

29 de Março de 2012 às 10:34
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A nova página empresarial no Facebook, de designação oficial "Timeline para Empresas”, vai introduzir novas capacidades administrativas, incluindo a capacidade de juntar peças seleccionadas de conteúdos durante sete dias.

O painel de administração desaparece ou expande-se conforme a necessidade, ou seja, deixa de ser necessário navegar até uma página separada para fazer alterações ou actualizações, como explica a “PC Guia”.

O painel inclui ainda notificações de actividade e dados de desempenho apresentados como um gráfico.

Esta alteração “privilegia as marcas que sabem comunicar, oferecendo um espaço "nobre" no topo da página para quem saiba tirar partido dele. Por outro lado, reduz muito significativamente o papel dos ‘likes’ que distorciam a realidade, ao permitirem ‘manipular’ a importância de determinados assuntos”, explicou Paulo Silva, fundador e partner da StepValue.

O mesmo responsável, em declarações ao Negócios, recordou que “a obrigatoriedade de fazer ‘like’ para entrar em determinadas zonas criava números elevados de ‘pseudo-fans’ de marcas e temas que tiveram em determinada altura a arte, ou o prémio certo, para gerar interesse. Contudo, não acrescentam real valor ou suscitam interesse duradouro nas comunidades. Essa funcionalidade deixou de ser possível usar agora”.

As páginas de empresas terão uma fotografia que irá ocupar todo o cabeçalho da página, denominada “capa”, uma imagem que deverá ser alterada com alguma frequência, bem como o seu conteúdo, para cativar mais utilizadores.

“Os conteúdos, que assim terão de ser mais apelativos, sofisticados e interactivos, levando os consumidores a terem vontade de ‘passar tempo com a marca”, adverte Paulo Silva.

E se a sua empresa não mudar até 30 de Março, o Facebook muda por si. “Os conteúdos aparecerão desformatados e alguns dos elementos das páginas pura e simplesmente não estarão lá, como por exemplo a imagem vertical, um elemento chave no layout anterior, que agora desaparece. As aplicações precisarão também de ser redesenhadas, embora se possa aproveitar a programação, devidamente ajustada às novas medidas”, alerta o mesmo responsável.

Na opinião de Paulo Silva, “as marcas de consumo que trabalham em eco-sistemas altamente competitivos já fizeram esta mudança, mas muitas outras marcas ainda não reagiram às alterações”.

Quanto a conselhos para esta mudança, o fundador da StepValue diz: “o maior desafio não é a mudança da página em si própria, mas a alteração de paradigma e a nova filosofia que a mesma implica. Afinal, para conseguirmos que o consumidor ou fã se mantenha mais tempo na nossa página – e no universo da nossa marca – vamos ter que apresentar-lhe algo diferente, mais conceptual e criativo”.

Segundo a empresa Simply Measured, as empresas que já adoptaram a Timeline aumentaram em 46% a ligação com os seus utilizadores. E uma semana depois de introduzir a Timeline, o Facebook avançava que 8 milhões de empresas haviam mudado o seu layout.

Em Portugal, empresas como a TAP, a TMN, Vodafone, Optimus, Nestlé Portugal, Delta Cafés, bem como os clubes Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal já mudaram para a nova Timeline.

Já outras marcas como o Continente (apesar já ter mudado na sua marca Worten), Pingo Doce, a página oficial do Futebol Clube do Porto, o Pestana Hotels e Resorts, a Swatch Portugal, Super Book ou a Parfois ainda não procederam a essa alteração.

O que deve ter em conta nesta mudança

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Destaques
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