Notícia
Deloitte Brasil multada nos EUA por falsificar auditoria da Gol
A filial brasileira da empresa de auditoria Deloitte foi multada em oito milhões de dólares (7,4 milhões de euros), por falsificar a certificação de uma transportadora aérea cotada na bolsa norte-americana.
A agência de controlo das auditorias às empresas cotadas (PCAOB, na sigla em Inglês), criada pelo Congresso dos EUA, em comunicado divulgado hoje acusou a Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes de "emitir conscientemente relatórios materialmente falsos" de auditoria da Gol Linhas Aéreas Inteligentes em 2010.
A acusação referiu também os obstáculos criados à investigação da PCAOB, realizada em 2012, através de ordens dadas a membros juniores para alterarem documentos e procederem a outras acções para ocultar a pista dos documentos, "com o conhecimento e participação dos líderes seniores da firma".
O caso inclui "algumas das piores más práticas que a PCAOB alguma vez detectou", afirmou o chefe da agência, Claudius Modesti.
A Deloitte admitiu ter violado os padrões de qualidade e falhado na cooperação com a investigação. Além da multa, a Deloitte Brasil foi intimada a apontar um monitor independente e proibida de aceitar novos clientes em algumas áreas, até que a monitorização confirme progressos nas práticas da firma.
A PCAOB sancionou 12 antigos dirigentes da Deloitte Brazil, incluindo o ex-líder do departamento de auditoria, que foi banido de forma permanente do sector. Outros foram multados entre 10 mil e 20 mil dólares e/ou suspensos entre um a cinco anos.
A Gol Linhas Aéreas não é acusada de qualquer irregularidade no caso, refere a Isto É.