Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CTT querem fazer crescer quota de mercado em Espanha “para um nível alto”

Os CTT querem crescer no mercado espanhol, tendo realizado uma reunião com analistas e investidores focada neste mercado. Os CTT sublinham que querem aumentar a quota de mercado e a rentabilidade em Espanha.

O acordo para as juntas de freguesia prestarem serviços postais vigora desde 2003.
Nuno Nascimento
01 de Outubro de 2021 às 08:58
  • ...

Os CTT tiveram uma reunião com analistas e investidores em Madrid, focada na sua operação de expresso e encomendas no país vizinho, indica a empresa em informação disponibilizada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 


Nesta nota, que indica que esta reunião decorreu na quinta-feira, os Correios destacam que "vão continuar com o desenvolvimento da sua operação de Expresso e Encomendas em Espanha, promovendo a diversificação da base de clientes para pequenas contas B2B mais rentáveis e reduzindo os custos operacionais". Desta forma, indica a empresa, será possível "melhorar a rentabilidade e em simultâneo continuar a ganhar quota de mercado junto dos clientes B2C", referindo-se à relação entre empresas e consumidores (business to consumer, em inglês). 


Os CTT defendem que para chegar a uma presença ibérica através "de uma plataforma líder é fundamental para promover a competitividade da sua oferta, quer em Portugal quer em Espanha". 


No mesmo comunicado, a empresa indica que pretende aumentar a quota de mercado e a rentabilidade em Espanha através de uma "rede de distribuição mais eficientes" no negócio B2C, "baseada em operação própria". 


Já no mercado para empresas (B2B), os CTT querem superar a concorrência "através de um modelo de negócio mais competitivo, nomeadamente na sua relação com as franquias". 


Os CTT pretendem, assim, "aumentar a quota de mercado em Espanha para um nível alto, de um só dígito ("high single digit")." Já o objetivo para o crescimento na rentabilidade passa pelo aumento de escala "para permitir a diluição dos custos de estrutura e para melhorar a alavancagem operacional, melhorar a dinâmica de preços e implementar um conjunto de projetos ibéricos para aumentar a produtividade". A empresa quer "aumentar a margem EBIT para um nível médio a alto, de um só dígito ("mid-to-high single digit")." 


No primeiro semestre de 2021, o negócio de expresso e encomendas em Espanha gerou receitas de de 57,2 milhões de euros, mais 25,3 milhões do que no período homólogo, representando uma subida de 79,5%. 


Já o tráfego totalizou 20,4 milhões de objetos na primeira metade do ano, crescendo 80,7% face ao mesmo semestre de 2020. "Em resultado deste crescimento, a CTT Expresso Espanha atingiu breakeven de EBITDA no segundo trimestre de 2021 (1,5 milhões de euros e 1,3 milhões de euros no segundo trimestre de 2021 e primeiro trimestre de 2021, respetivamente, nas contas individuais)", indicaram os CTT nas suas contas semestrais. 

Ver comentários
Saber mais CTT Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio