Notícia
CTT punidos com coima superior a 150 mil euros por falhas no serviço postal universal
A Anacom considera que as condutas dos CTT não só "são lesivas do direito dos utilizadores do serviço postal universal a aceder aos serviços", como "prejudicam gravemente o exercício das funções cometidas" ao regulador.
Em comunicado, publicado esta terça-feira, a entidade reguladora detalha que ficou provado, em processo de contraordenação, que a empresa "não cumpriu objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços" (9 casos), "não enviou informação trimestral dos objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços" (3 casos) e "não publicitou nos estabelecimentos postais informação atualizada sobre os indicadores de qualidade de serviço e sobre os preços em vigor (em 29 casos).
"As condutas adotadas pelos CTT são lesivas do direito dos utilizadores do serviço postal universal a aceder aos serviços e a depositar correspondência percorrendo no máximo a distância para tal definida nos objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços", bem como "a um conjunto de dados considerados relevantes, em especial os preços, que lhes permita adquirirem os serviços devidamente informados e conscientes dos seus custos e qualidade", aponta.
Segundo adianta a entidade reguladora, a empresa liderada por João Bento já impugnou judicialmente a decisão, tendo remetido recurso, a 3 de junho, para o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão de Santarém.