Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CoolFarm, tratar das plantas com a mínima intervenção humana

O CoolFarm, sistema inteligente para o controlo do crescimento de plantas através da hidroponia, necessita de 300 mil euros até atingir a fase de distribuição.

Negócios 29 de Maio de 2014 às 12:00
  • ...

O CoolFarm é a "Startup Em Destaque" desta semana. Em baixo as respostas da empresa (enviadas por escrito) a questões colocadas pelo Negócios sobre a actividade da companhia.

 

O que é o CoolFarm, o que faz, onde e como nasceu?

 

O CoolFarm é um sistema inteligente para o controlo do crescimento de plantas através da hidroponia (processo sem solo) com recurso a Wi-fi. Através da incorporação do sistema electrónico no vaso e da sua conectividade a uma plataforma web e mobile, as necessidades das plantas estão garantidas com mínima intervenção humana.

 

Dentro do "cérebro" do CoolFarm, existem sensores que garantem o controlo das necessidades da planta. O utilizador apenas precisará de inserir água e nutrientes no vaso e ligar o sistema à corrente. Assim, proporcionaremos às pessoas um modo 100% natural, rápido e eficiente, para o crescimento das suas plantas.

 

O CoolFarm é também um sistema limpo (sem terra); compacto e com design (criação de sistemas verticais); divertido e social (plataformas web/mobile); e feito para ser usado em qualquer localização física. Além disso, o nosso sistema pode ser usado em quintas hidropónicas industriais, facilitando o controlo e, consequentemente, impulsionando os lucros.

 

Conhecemo-nos há bastante tempo, crescemos no mesmo grupo de amigos na cidade de Coimbra. Trabalhamos juntos desde que abrimos a CoolApps(e) em 2012– empresa que está a apoiar o projecto CoolFarm. Aliando a nossa consciência ecológica às valências da CoolApps(e), que desenvolve aplicações mobile, websites e design de interfaces, o CoolFarm é um desafio estimulante. A ideia começou quando discutíamos os vários problemas inerentes à pequena plantação de legumes da varanda de um dos fundadores.

 

Quais são os principais indicadores financeiros da empresa e metas a atingir?

 

Nº trabalhadores – 4

Estrutura accionista - 100% fundadores

Avaliação - Ainda não existe avaliação do nosso produto. No entanto, sabemos que o mercado da hidroponia está a crescer rapidamente, apresentando actualmente uma avaliação de biliões de dólares.

Capital angariado - Projecto está a ser financiado pela CoolApps(e).

Capital necessário - 300.000 € numa primeira etapa até atingir a fase de distribuição

Metas de resultados futuros - Temos o primeiro protótipo concluído, o qual comprova a exequibilidade da ideia.

 

Os nossos próximos objectivos são:

1.           Desenvolver a plataforma web e aplicações mobile;

2.           Fazer o protótipo final, incluíndo a componente de design;

3.           Apresentar o produto ao mercado;

4.           Distribuição.

Adicionalmente, o produto poderá ser distríbuido de dois modos distintos: (i) possiblidade de comercializar apenas o sistema electrónico com as aplicações web/mobile, o qual poderá ser utilizado em indústrias hidróponicas; (ii) comercialização do pacote completo no qual o sistema electrónico está incorporado no próprio vaso.

Estamos confiantes que o CoolFarm poderá começar num mercado mais restrito, industrial, e só então progredir para um mercado maior. O nosso objectivo final é o de disponibilizar internacionalmente o kit completo.

 

 

Quais são os factores diferenciadores da empresa?

Nos dias de hoje, encontrar vegetais e fruta de qualidade é um desafio. Estudos recentes indicam que a quantidade de nutrientes tem vindo a decrescer. Assim, produtos biológicos, respectivos mercados e produtores têm vindo a aumentar, especialmente para satisfazer as necessidades das grandes cidades. O CoolFarm permite o crescimento de frutas e vegetais 100% naturais, para o qual não é necessário ser detentor de conhecimentos de agricultura (é esta a chave do nosso produto): o utilizador apenas necessita de ligar o vaso à corrente, sincronizar o sistema com os seus aparelhos (smartphone, computador), podendo então monitorizar e controlar todo o crescimento, receber notificações e partilhar as suas actividades nas redes sociais!

 

Somos especialmente inovadores na indústria hidropónica, onde ainda não existe ainda um sistema "completo" de automatização ao nível da agricultura citadina.

Mercados onde está presente?

 

O CoolFarm está presente essencialmente em 2 mercados:

 

a)           Pessoas que habitam nas cidades e que pretendem alimentar-se saudavelmente e que além disso desejam um produto pronto a usar, o qual não requer conhecimentos anteriores na área da agricultura;

b)           Quintas industriais hidropónicas que necessitam de automatização, controlo eficiente do crescimento das suas culturas, e consequentemente dos seus lucros.

 

Quais são os objectivos para o futuro?

 

O produto inicial a ser distribuído será apenas o sistema electrónico CoolFarm. Ainda assim, conseguiremos atingir ambos os mercados alvo nesta primeira fase:

a)           pessoas previamente detentoras de sistemas de cultivo hidropónico, mas que benefeciarão da automatização do CoolFarm. Estas pessoas são já possuidoras de um vaso, pelo que adquirirão apenas o sistema electrónico e usufruirão da plataforma web e mobile;

b)           Indústrias hidropónicas, às quais será vendido o sistema electrónico inteligente e uma versão business do serviço cloud.

 

Numa segunda fase de distribuição, será disponibilizado o kit completo, em que o cliente comprará uma versão base, a qual apenas necessita de ser ligada à corrente! A nossa fonte de rendimentos estará associada também aos consumíveis (sementes, nutrientes), bem como à expansão da versão base – através ou não de vasos modulares – permitindo o cultivo de mais plantas. O sistema ligará à cloud e o utilizador poderá aceder à informação da planta no seu smartphone/computador, permitindo a monitorização e/ou controlo, a respectiva partilha nas redes sociais, induzindo não só compromisso bem como marketing viral.

 

"Imagine que todas as sementes, frutas, ervas e vegetais seriam 100% naturais (sem o uso de químicos ou fertilizantes) e de fácil alcance. É este o nosso objectivo: um mundo mais verde, inteligente e saudável. O CoolFarm funciona com todos os tipos de plantas, tanto no conforto do seu lar como em grandes indústrias!"

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio