Notícia
Consulta pública sobre a TDT avança em Abril
O período de consulta pública sobre a Televisão Digital Terrestre (TDT) avança em Abril, revelou ontem o ministro Santos Silva no programa "Prós e Contras". Depois de sucessivos adiamentos, o Governo quer agora acelerar o atraso na matéria.
O período de consulta pública sobre a Televisão Digital Terrestre (TDT) avança em Abril, revelou ontem o ministro Santos Silva no programa "Prós e Contras". Depois de sucessivos adiamentos, o Governo quer agora acelerar o processo.
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações já tinha afirmado que o concurso para a TDT avançava depois da conclusão da oferta pública de aquisição (OPA) à PT. O facto foi criticado pela Media Capital que defendia que não se pode estar a atrasar um processo destes só porque um dos possíveis concorrentes pode sofrer alterações na sua estrutura accionista.
Um mês depois do final da OPA, a consulta avança, devendo a lei da televisão, que prepara as introduções para a TDT, ser aprovada a 30 de Março.
Só depois da fase da consulta pública se avançará para o concurso, ficando definido qual será o modelo de negócio e quais serão as empresas que podem concorrer. Da parte das infraestruturas, PT e Media Capital são as grandes concorrentes, por já deterem redes de transmissão analógica. Na gestão dos multiplexs, RTP, SIC, TVI, Controlinveste e Cofina foram alguns dos grupos que manifestaram interesse.