Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Congresso dos EUA pede explicações às petrolíferas sobre alta dos preços

Não é só em Portugal que as petrolíferas estão sob as atenções das autoridades. O Comité Judicial do Senado norte-americano pediu explicações aos executivos das grandes empresas petrolíferas sobre o preço dos hidrocarbonetos e estes insistiram que a alta

22 de Maio de 2008 às 08:26
  • ...

Não é só em Portugal que as petrolíferas estão sob as atenções das autoridades. O Comité Judicial do Senado norte-americano pediu explicações aos executivos das grandes empresas petrolíferas sobre o preço dos hidrocarbonetos e estes insistiram que a alta responde à lei fundamental da oferta e procura.

No mesmo dia em que o barril de crude ultrapassou os 130 dólares, os executivos principais da Chevron, Shell, ConocoPhillips, BP America e Exxon foram chamados pela segunda vez este ano pelo Congresso para que expliquem os lucros sem precedentes das suas companhias.

Terça-feira, a Câmara dos Representantes aprovou, com 324 votos a favor e 84 contra, um projecto de lei que permitirá ao Departamento norte-americano da Justiça intentar processos contra os membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que limitem a sua extracção de petróleo e que concertem os preços dos hidrocarbonetos.

No início de Maio, o Congresso, com maioria democrata em ambas as câmaras, começou a discussão de uma série de leis que revogarão as isenções de impostos (17 mil milhões de dólares) de que desfrutam as petrolíferas.

Se forem aprovadas, essas leis imporão um imposto de 25% aos lucros extraordinários das empresas petrolíferas que não façam investimentos no desenvolvimento de novas fontes de energia.

O presidente George W. Bush "vangloriou-se uma vez que com os seus amigos na indústria petrolífera ele poderia manter baixos os preços", recordou o senador democrata Patrick Leahy, de Vermont, que preside ao Comité Judicial.

"Em contrapartida, são os seus amigos da indústria petrolífera que saíram beneficiados", acrescentou.

Leahy acrescentou que há uma "desconexão" entre o preço do petróleo e o jogo legítimo da oferta e da procura.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio