A carregar o vídeo ...
Em direto Portugal Inspirador

Agricultura em debate em Évora

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comboios sem capacidade para receber mais passageiros, diz Pedro Nuno Santos

Incapacidade impossibilita a criação de um passe nacional a um preço reduzido, disse o ministro das Infraestruturas durante uma audição no Parlamento.

Apesar da redução das queixas em cerca de metade, a CP continua a ser o operador mais visado pelos passageiros.
Bruno Colaço
07 de Novembro de 2022 às 20:24
  • 1
  • ...
O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta segunda-feira que a capacidade do transporte ferroviário para receber mais passageiros é neste momento quase nula, o que inviabilizaria a criação de um passe nacional a um preço reduzido.

"Neste momento, na ferrovia, infelizmente, temos a nossa capacidade esgotada", disse o ministro numa audição no parlamento, no âmbito da proposta do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).

Perante este contexto, afirmou o ministro das Infraestruturas e Habitação, "se amanhã tivéssemos viagens a preço zero, a capacidade de o transporte receber mais passageiros seria quase nula".

Estas declarações de Pedro Nuno Santos surgiram em resposta ao deputado único do Livre, Rui Tavares, que defendeu e questionou o ministro sobre a criação de um passe ferroviário nacional a um preço reduzido, à semelhança do que foi feito noutros países, como a Áustria e a Alemanha.

"Hoje, infelizmente, não há capacidade para receber mais passageiros", disse o ministro, apontando casos em que os comboios circulam já hoje completamente cheios, como sucede nas zonas suburbanas de Lisboa e do Porto ou nas ligações Porto-Lisboa.

Uma "dimensão nacional" de um passe destes teria de ser "conjugada" com os passes que já existem e com "a compensação devida à CP", disse ainda o governante.

Pedro Nuno Santos lembrou que entre as medidas de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis e da generalidade dos preços se inclui a manutenção do preço dos passes urbanos e das viagens CP em 2023, uma medida que terá um custo orçamental de cerca de 66 milhões de euros e que chegará a 1,2 milhões de passes mensais.
Ver comentários
Saber mais OE2023 Pedro Nuno Santos CP política transportes economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio