Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cofina substitui Efacec no PSI30 a partir de 1 de Outubro

A Cofina SGPS, «holding» de Paulo Fernandes, vai substituir a Efacec no PSI30, a partir do dia 1 de Outubro, a data em que entra em vigor a nova organização dos índices da praça nacional, anunciou a BVLP em comunicado.

22 de Setembro de 2001 às 10:45
  • ...
A Cofina SGPS, «holding» de Paulo Fernandes (na foto), vai substituir a Efacec no PSI30, a partir do dia 1 de Outubro, a data em que entra em vigor a nova organização dos índices da praça nacional, anunciou a Bolsa de Valores de Lisboa e Porto (BVLP) em comunicado.

A partir do dia 1 de Outubro, a ponderação das empresas que integram os principais índices da BVLP, o PSI20 [PSI20] e o PSI30, vai passar a depender de um rácio entre a capitalização dos títulos e o seu «free float», ou seja, a percentagem de acções dispersas em Bolsa.

A entrada em vigor desta nova metodologia determinou a exclusão da Efacec [EFA], companhia de engenharia e tecnologia, do PSI30, com a Cofina [COFI] a ser designada para a sua substituição.

O actual método de cálculo do peso dos títulos nos dois índices já referidos passa apenas pela capitalização bolsista de cada empresa.

Segundo a BVLP, a restante composição actual do PSI30 vai manter-se inalterada a partir do início do próximo mês, o mesmo acontecendo com o PSI20, onde o ajuste irá passar apenas pelas ponderações das actuais empresas integrantes do índice, sem que seja efectuada nenhuma substituição.

No que se refere ao PSI20, a data de 1 de Outubro marca também a entrada em vigor de um limite máximo de 20% para o peso de cada empresa no índice, uma alteração que só irá afectar directamente a Portugal Telecom (PT) [PLTM] e o Banco Comercial Português (BCP) [BCP], os únicos títulos que actualmente excedem aquela ponderação.

A Cofina controla, entre outros activos, a totalidade do capital da Investec, que reúne participações na Deltapress, Edimoda, Edisport, Ferreira & Bento, Presslivre e Mediafin, a empresa responsável pela publicação do «Jornal de Negócios» e do Negocios.pt.

As acções da Cofina encerraram ontem a cair 2,63% para os 1,48 euros (297 ecsudos), enquanto as da Efacec fecharam nos 2,69 euros (539 escudos), a ganhar 0,75%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio