Notícia
Cofina formaliza compra de 33,3% do semanário “Sol”
O grupo Cofina formalizou esta tarde a assinatura do acordo para a aquisição de uma participação de 33,3% na sociedade "O Sol é Essencial, SA", detentora do semanário "Sol". A operação será concretizada através de um aumento de capital dos actuais 5 milhõ
O grupo Cofina formalizou esta tarde a assinatura do acordo para a aquisição de uma participação de 33,3% na sociedade "O Sol é Essencial, SA", detentora do semanário "Sol". A operação será concretizada através de um aumento de capital dos actuais 5 milhões de euros para 7,5 milhões, subscrito integralmente pelo grupo de Paulo Fernandes.
Na sequência deste acordo, a Cofina, proprietária do Jornal de Negócios, passa a ser a principal accionista do título dirigido por José António Saraiva, na medida em que as participações do BCP Investimento, da Imosider, da JVC e do núcleo de jornalistas fundadores do semanário serão reduzidas para 16,65% do capital.
De acordo com as informações avançadas pela Cofina a propósito desta operação, a entrada do grupo no capital accionista do "Sol" enquadra-se numa "estratégia de crescimento que a empresa está a desenvolver" e "permite à Cofina estar num espaço onde ainda não possuía qualquer meio".
"Queremos que o SOL continue na mesma linha de rigor e de independência a que já habituou os seus leitores e que marcou desde o início este projecto de sucesso, e estamos em crer que a entrada da Cofina na sua estrutura accionista contribuirá para o reforço dessa mesma postura, produzindo simultaneamente ganhos de escala que naturalmente são aportados por um Grupo de media como o nosso", referiu Paulo Fernandes, presidente da Cofina, após a assinatura do acordo.
Quanto a José António Saraiva, director do "Sol", o responsável enalteceu o facto de o grupo "saber valorizar a identidade de cada um dos seus títulos e respectivas marcas", sublinhando que a "a entrada da Cofina no "Sol" representará uma importante mais-valia para o jornal, fortalecendo-o sobretudo nas áreas comercial, da produção e distribuição".