Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Citigroup adquire Koram Bank por 2,18 mil milhões

A norte-americana Citigroup, a maior empresa de serviços financeiros do mundo, chegou a acordo para adquirir o banco sul-coreano Koram Bank, num negócio avaliado em 2,73 mil milhões de dólares (2,18 mil milhões de euros),

23 de Fevereiro de 2004 às 10:30
  • ...

A norte-americana Citigroup, a maior empresa de serviços financeiros do mundo, chegou a acordo para adquirir o banco sul-coreano Koram Bank, num negócio avaliado em 2,73 mil milhões de dólares (2,18 mil milhões de euros), que, a concretizar-se, será a maior aquisição de sempre de um investidor estrangeiro na Coreia do Sul.

O banco de investimento Citigroup concordou em pagar 15,500 mil won (10,47 euros) por cada acção do Koram Bank, valor que fica 6,7% acima do preço médio das acções no último mês e que convenceu um grupo de accionistas liderado pelo Carlyle Group e pela JP Morgan a vender a sua participação de 36,6%.

A companhia financeira norte-americana vai tentar adquirir 80% das acções do Koram Bank, e caso não o consiga fazer, o acordo com o Carlyle Group e a JP Morgan deixa de ter efeito, revelou o banco sul-coreano em comunicado.

Com esta aquisição o Citigroup ultrapassa os rivais Standard Chartered – que também tinha feito uma oferta pelo Koram Bank – e HSBC Holdings. O Koram Bank tem 225 agências na Coreia do Sul e emprega mais de três mil pessoas.

Neste momento 30% da banca sul-coreana é controlada por investidores estrangeiros, comparado com os 1% em 1997, ano em que o país pediu auxílio financeiro no valor de 58 mil milhões de dólares (46,23 mil milhões de euros) ao Fundo Monetário Internacional.

As acções da Citigroup encerraram na sexta-feira a perder 0,47% para os 48,89 dólares (38,97 euros).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio