Notícia
Cipan reduz capital em nove milhões e aumenta em cinco milhões
A Cipan – Companhia Industrial Produtora de Antibióticos, vai proceder à redução do capital social em nove milhões, para 13,5 milhões, para cobrir prejuízos. A companhia irá também proceder a um aumento de capital de cinco milhões, para realizar investime
A Cipan – Companhia Industrial Produtora de Antibióticos, vai proceder à redução do capital social em nove milhões, para 13,5 milhões, para cobrir prejuízos. A companhia irá também proceder a um aumento de capital de cinco milhões, para realizar investimentos, anunciou hoje a Cipan. As acções da companhia caíam 20%.
Em comunicado, a Cipan anunciou que a assembleia geral extraordinária de accionistas, realizada a 28 de Dezembro passado, aprovou a «redução do capital social da sociedade de 22.500.000 euros para 13.500.000 euros, ou seja, no montante 9.000.000 euros», iniciativa que se destina «à cobertura de prejuízos sob a forma de resultados transitados negativos».
A operação far-se-á «por redução do valor nominal de cada acção», que passa de cinco euros para três euros.
Os accionistas aprovaram assim a «divisão das acções existentes, correspondendo a cada acção com o valor nominal de três euros, três novas acções com o valor nominal unitário de um euro». O número total de acções passa assim a ser de 13,5 milhões, com consequente alteração do contrato da sociedade.
Para o «financiamento de investimentos de elevada prioridade, principalmente na área dos ‘Betalactamicos’», os accionistas aprovaram igualmente um aumento do capital social da Cipan e lançamento de oferta pública de distribuição, «reservada a accionistas no exercício do respectivo direito de preferência, para subscrição de um número máximo de 5.000.000 novas acções».
O aumento de capital, no valor aproximado de cinco milhões de euros, será realizado em 616 mil euros por incorporação de reservas legais; em 44 mil euros por incorporação de reservas livres; em 339,992 mil euros por incorporação de subsídios; e em quatro milhões de euros por subscrição reservada a accionistas, de acordo com a mesma fonte.
As acções da Cipan recuavam 20%, para 1,92 euros.