Notícia
Cipan aumenta capital social em cinco milhões de euros
A Cipan – Companhia Industrial Produtora de Antibióticos, uma das empresas de referência no espectro do sector farmacêutico nacional, concluiu com sucesso a operação de aumento de capital social de cinco milhões de euros, anunciou a empresa.
A Cipan – Companhia Industrial Produtora de Antibióticos, uma das empresas de referência no espectro do sector farmacêutico nacional, concluiu com sucesso a operação de aumento de capital social de cinco milhões de euros, anunciou a empresa.
O aumento de capital enquadrou-se na Operação Harmónio que a Cipan iniciou em Junho de 2005 e na qual o Banif Investimento foi o assessor financeiro. Esta operação começou com uma redução de capital social de 9 milhões de euros, «medida destinada exclusivamente a cobrir de forma adequada os resultados transitados negativos acumulados pela empresa», refere o comunicado conjunto da Cipan e do Banif Investimento.
Nesse âmbito, o capital social da Cipan foi reduzido de 22,5 milhões de euros para 13,5 milhões, por redução do valor nominal da totalidade das acções representativas do capital social, de 5 para 3 euros, e de uma divisão de cada acção em três novas acções com o valor nominal unitário de um euro.
Recentemente, foi concluída uma operação de aumento de capital social de 13,5 milhões de euros para 18,5 milhões, a qual se concretizou através de uma Oferta Pública de Subscrição por novas entradas em numerário reservadas aos actuais accionistas no montante de 4 milhões de euros e de uma incorporação de reservas no montante de um milhão de euros. A referida oferta foi subscrita integralmente pelos accionistas da Cipan ao preço de um euro cada, correspondente ao seu valor nominal unitário de cada acção, «tendo inclusive havido lugar a rateio dos pedidos de acções sobrantes», referiram ambas as entidades.
«Com o sucesso obtido com a operação de aumento de capital social, a Cipan reforçou os seus capitais próprios, dotando-se dos recursos financeiros necessários à condução dos diversos projectos de investimento que tem vindo a desenvolver», prossegue o comunicado, salientando a aposta da Cipan no desenvolvimento de um novo produto Beta Lactâmico e a conclusão – em Junho de 2005 – do projecto de construção de um novo Laboratório de Controlo de Qualidade e de I&D, bem como o investimento realizado na construção de uma nova ETAR e de uma estação de tratamento e armazenagem de resíduos sólidos industriais e resíduos sólidos urbanos.