Notícia
Chumbos do Fisco no Revitalizar “são vários casos isolados”
O secretário de Estado da Inovação e Empreenderorismo, Pedro Gonçalves, confrontado com os sucessivos reportes de chumbos do Fisco aos planos Revitalizar de empresas em recuperação, respondeu que, “há com certeza, vários casos isolados”.
No entanto, o secretário de Estado frisou que o mais importante é que até ao momento já foram aprovados 153 processos de recuperação, no âmbito do Revitaliza, correspondendo a uma taxa de sucesso de 60%. Os números haviam sido anunciados durante a apresentação do fundo Revitalizar pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.
Durante esta semana foi noticiado pelo “Diário Económico” que a troika teria pedido ao Governo mudanças no programa Revitalizar uma vez que uma das premissas destes instrumento não estava a ser cumprida, ou seja a de que o Estado falasse a uma só voz- Segurança Social e Finanças. Tem sido amplamente noticiado casos em que apesar de a maioria dos credores estar de acordo com o plano de recuperação da empresa, as Finanças têm chumbado os planos de recuperação.
Confrontado com essa questão, Pedro Gonçalves defendeu-se mais uma vez com a taxa de sucesso já atingida, mas reconheceu que este é um processo em constante observação e que não existem processos que não necessitem de afinações para todo o sempre. O governante não confirmou que a troika tenha pedido alterações ao programa.