Notícia
Chinesa BYD cria fábrica de automóveis elétricos no Brasil
A empresa chinesa BYD vai investir três mil milhões de reais (570 milhões de euros) no Brasil, na primeira fábrica de automóveis elétricos fora da Ásia.
06 de Julho de 2023 às 07:21
A BYD planeia construir um complexo fabril no estado da Baía, no nordeste do Brasil, incluindo uma fábrica de automóveis totalmente elétricos assim como de híbridos "plug-in", para começar operar até 2024, indicou num comunicado.
A fábrica terá inicialmente capacidade para produzir 150 mil automóveis por ano, com potencial para atingir uma produção anual de 300 mil veículos.
O complexo vai ter ainda uma fábrica especializada em chassis para autocarros e camiões elétricos e uma unidade para processamento de lítio e fosfato de ferro para o mercado internacional.
A vice-presidente da BYD, Stella Li Ke, disse que a empresa chinesa tem, também no Brasil, "um pequeno projeto de extração" de lítio, um metal raro essencial para o fabrico de baterias para automóveis elétricos.
A BYD previu que o complexo na Baía gere mais de cinco mil empregos diretos, esperando que o investimento atraia fornecedores locais que se poderão especializar em partes e equipamento para veículos elétricos e híbridos.
Stella Li disse, na quarta-feira, numa entrevista à agência de notícias financeiras Bloomberg, que o complexo vai ser "um centro de inovação": "como possuímos a tecnologia, temos a capacidade de ajudar" os fornecedores locais.
Li disse que o mercado do Brasil tem potencial para se desenvolver da forma semelhante ao da China, com veículos híbridos a gradualmente dar lugar a veículos totalmente elétricos, à medida que a infraestrutura de carregamento melhora.
As vendas de veículos híbridos ou elétricos no Brasil representaram apenas 2,5% do total em 2022, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores brasileira, devido à competição dos carros movidos a etanol de cana-de-açúcar.
A consultora Bright Consulting disse num relatório que os veículos híbridos ou elétricos devem representar 7% das vendas de veículos ligeiros até 2030, muito abaixo da média mundial estimada de 37%.
O anúncio da BYD surge depois de uma visita do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, à China em abril, que incluiu uma reunião com a direção da BYD. "Este é um país em que confiamos e este é um governo em que confiamos", disse Stella Li numa entrevista em São Paulo, no sul do Brasil.
À margem da visita de Lula da Silva, o governador da Baía, Jerônimo Rodrigues Sousa, disse à Lusa em Xangai que gostaria que a BYD recuperasse um parque industrial detido pela norte-americana Ford, em Camaçari.
A BYD produz já autocarros elétricos e painéis fotovoltaicos em Campinas, no estado de São Paulo, e tem uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Manaus, capital do estado do Amazonas.
A fábrica terá inicialmente capacidade para produzir 150 mil automóveis por ano, com potencial para atingir uma produção anual de 300 mil veículos.
A vice-presidente da BYD, Stella Li Ke, disse que a empresa chinesa tem, também no Brasil, "um pequeno projeto de extração" de lítio, um metal raro essencial para o fabrico de baterias para automóveis elétricos.
A BYD previu que o complexo na Baía gere mais de cinco mil empregos diretos, esperando que o investimento atraia fornecedores locais que se poderão especializar em partes e equipamento para veículos elétricos e híbridos.
Stella Li disse, na quarta-feira, numa entrevista à agência de notícias financeiras Bloomberg, que o complexo vai ser "um centro de inovação": "como possuímos a tecnologia, temos a capacidade de ajudar" os fornecedores locais.
Li disse que o mercado do Brasil tem potencial para se desenvolver da forma semelhante ao da China, com veículos híbridos a gradualmente dar lugar a veículos totalmente elétricos, à medida que a infraestrutura de carregamento melhora.
As vendas de veículos híbridos ou elétricos no Brasil representaram apenas 2,5% do total em 2022, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores brasileira, devido à competição dos carros movidos a etanol de cana-de-açúcar.
A consultora Bright Consulting disse num relatório que os veículos híbridos ou elétricos devem representar 7% das vendas de veículos ligeiros até 2030, muito abaixo da média mundial estimada de 37%.
O anúncio da BYD surge depois de uma visita do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, à China em abril, que incluiu uma reunião com a direção da BYD. "Este é um país em que confiamos e este é um governo em que confiamos", disse Stella Li numa entrevista em São Paulo, no sul do Brasil.
À margem da visita de Lula da Silva, o governador da Baía, Jerônimo Rodrigues Sousa, disse à Lusa em Xangai que gostaria que a BYD recuperasse um parque industrial detido pela norte-americana Ford, em Camaçari.
A BYD produz já autocarros elétricos e painéis fotovoltaicos em Campinas, no estado de São Paulo, e tem uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Manaus, capital do estado do Amazonas.