Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

‘Casa inteligente’ da Apple poderá chegar na próxima semana

O “Financial Times” avança que a nova aposta da Apple poderá passar por um sistema capaz de controlar as chamadas ‘casas inteligentes’. Certezas só mesmo na próxima segunda-feira.

27 de Maio de 2014 às 17:31
  • ...

É preciso esperar até 2 de Junho para que as dúvidas se dissipem. É nesse dia que, avança o "Financial Times" (FT), a Apple poderá apresentar na Worldwide Developer Conference a sua nova aposta: um sistema capaz de controlar as chamadas ‘casas inteligentes’.

 

Para compreender o conceito do novo produto da Apple, o iHome, basta imaginar a transformação de um iPhone ou iPad num controlo remoto que dá a possibilidade de gerir a iluminação, sistemas de segurança e outros aparelhos da casa do seu proprietário.

 

A patente foi registada em Novembro de 2013 e quer contrariar a quebra crescente nas vendas de ‘smartphones’ da marca nos mercados desenvolvidos, ao concentrar a possibilidade de configurar o controlo de todos os dispositivos num único suporte.

 

À venda, entre os 50 e os 250 dólares, a Apple já tem alguns produtos domésticos inteligentes, como um termostato, uma câmara sem fios ou uma lâmpada. No ano passado lançou ainda o CarPlay, que permite aos condutores mostrar as aplicações do seu iPhone num painel instalado no automóvel, através de um sistema sem fios.

 

A única diferença destes produtos, face à futura gama, prende-se com o facto de todos eles serem controlados por uma aplicação própria. Com o novo sistema, todos os serviços passarão a estar ligados entre si através de um único dispositivo. A Apple estará inclusive em conversações com vários fabricantes da especialidade, que apoiarão a empresa a desenvolver e vender os novos produtos, refere o "FT".

 

Consciente de que será difícil convencer os consumidores a aderir à novidade, a Apple apresenta a privacidade nos dispositivos como a sua principal vantagem, explica a publicação citando fontes ligadas à empresa. Uma vez que a revelação de dados pessoais representa uma grande preocupação para os clientes, a americana apostará em garantias de segurança para demonstrar que os produtos não são vulneráveis à acção de piratas informáticos.

 

A nova aposta da Apple é, em si, uma resposta a um sector em constante desenvolvimento. Em Janeiro, a Google adquiriu a fabricante de termostatos e alarmes de incêndio ligados à Internet, a Nest Labs, por 3,2 mil milhões de dólares. Também a Samsung apostou, recentemente, numa gama de electrodomésticos que podem ser controlados a partir de ‘smartphones’ e relógios da marca.

 

Ver comentários
Saber mais Financial Times Apple Worldwide Developer Conference Google Nest Labs Samsung economia negócios e finanças tecnologias de informação ciência e tecnologia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio