Notícia
Bruxelas prepara acção contra Microsoft
A Microsoft deverá em breve ser acusada formalmente pela União Europeia (UE) de violação das regras comunitárias de concorrência, podendo vir a incorrer numa multa de dois milhões de euros por dia, noticia hoje o “Financial Times”.
A Microsoft deverá em breve ser acusada formalmente pela União Europeia (UE) de violação das regras comunitárias de concorrência, podendo vir a incorrer numa multa de dois milhões de euros por dia, noticia hoje o "Financial Times".
Fontes próximas, citadas pelo jornal, afirmam que na origem desta acção estará o facto de a empresa ter falhado no cumprimento da decisão de Bruxelas de Março de 2004, em resposta a práticas anti-concorrenciais da Microsoft. Na altura a Comissão Europeia instava a empresa a fornecer aos seus concorrentes informação completa e exacta sobre o sistema operacional Windows.
Na próxima segunda-feira serão consultadas as autoridades da concorrência nacionais e a comissária para a concorrência, Neeli Kroes, deverá avançar com a acção contra a Microsoft no dia 12 de Julho, revelaram ainda as mesmas fontes ao "Financial Times".
Se tal acção for avante, esta será a primeira vez que a Comissão Europeia pune uma empresa pela falta de cumprimento de uma das suas decisões.