Notícia
British Airways cancela mais de 30 voos por falta de pessoal
A British Airways, segunda maior transportadora aérea da Europa, cancelou mais de 30 voos desde ontem, deixando dois mil passageiros no aeroporto de Heathrow, devido à falta de pessoal e a problemas técnicos, tendo afectado também as ligações para Portuga
A British Airways, segunda maior transportadora aérea da Europa, cancelou mais de 30 voos desde ontem, deixando dois mil passageiros no aeroporto de Heathrow, devido à falta de pessoal e a problemas técnicos, tendo afectado também as ligações para Portugal.
Fonte das relações públicas da companhia em Portugal disse à agência Lusa que segunda-feira o voo Londres-Lisboa, com partida às 18:35 foi cancelado, o que provocou hoje a anulação da ligação Lisboa-Londres, às 08h20, já que devia ser feita no mesmo aparelho.Também o voo que deveria chegar hoje de Londres às 10h30 regista algum atraso, de acordo com a mesma fonte.
A companhia aérea alojou 500 pessoas para hotéis próximos do aeroporto, alguns regressaram a casa e os restantes dormiram nos terminais, disse uma porta-voz da British Airways, Sophie Greenyer em entrevista à Bloomberg.
«Não estamos certos de quanto voos vamos ter que cancelar hoje, mas os passageiros devem esperar atrasos», disse Greenyer.
Os cancelamentos surgiram depois da British Airways ter feito um acordo de pagamento com os sindicatos que incluíam uma cláusula para reduzir ausências não justificadas. O acordo afastou uma greve planeada para o fim-de-semana no Reino Unido.
A transportadora aérea acordou pagar mil libras (1,5 mil euros) de bónus ao pessoal que faz o check-in e aos que transportam a bagagem caso estes aceitassem a nova política da empresa que visa poupar 30 milhões de libras (44,7 milhões de euros) por ano através da redução de ausências no trabalho.
A nova política tem como objectivo reduzir a média de tempo de ausência por doença dos trabalhadores para dez anos contra 17 de antes. A média do Reino Unido é de sete dias por dia, segundo a empresa inglesa.
A maioria dos cancelamentos foi nas rotas de curta duração, enquanto três voos de rotas de longa duração foram também cancelados ontem num incidente à parte devido a problemas técnicos, esclareceu Greenyer.
O presidente executivo, Rod Eddington planeia reduzir os custos laborais em 300 milhões de libras (446,8 milhões de euros) nos próximos dois anos num contexto de concorrência das transportadoras aéreas com desconto e de aumento do petróleo.
As acções da British Airways seguiam a subir 3,77% para os 227,25 pence (3,4 euros).