Notícia
Brisa, EDP e BCP aderem ao Global Reporting Initiative
A Brisa, EDP e Millennium bcp aderiram ao Global Reporting Initiative com o estatuto de “Organizational Stakeholders”. Desta forma, estas são as primeiras empresas portuguesas cotadas em bolsa a aderirem à GRI, integrando a partir de agora o conjunto de 1
A Brisa, EDP e Millennium bcp aderiram ao Global Reporting Initiative com o estatuto de "Organizational Stakeholders". Desta forma, estas são as primeiras empresas portuguesas cotadas em bolsa a aderirem à GRI, integrando a partir de agora o conjunto de 150 organizações de 35 países que constituem a base de membros desta organização.
Ernst Ligteringen, presidente executivo da GRI considera que este "é um dia histórico para a GRI, por duas razões", justificando: "primeiro, estamos muito satisfeitos por o interesse sobre relatórios de sustentabilidade ter chamado verdadeiramente a atenção destas empresas portuguesas. Em segundo lugar, nunca se tinha verificado que três empresas de diferentes sectores aderissem simultaneamente à GRI".
Para este responsável, esta adesão "é um sinal de que a elaboração e divulgação de relatórios de sustentabilidade é, de facto, uma acção importante para as empresas, independentemente das suas características, dimensão e sector de actividade".
A missão da GRI consiste em desenvolver e disseminar globalmente as directrizes mais adequadas à elaboração de relatórios de sustentabilidade. Estas directrizes são de uso voluntário para as organizações que desejem relatar, para além dos aspectos financeiros das suas actividades, produtos e serviços, também as dimensões sociais e ambientais.
Mais de 550 organizações de 45 países usam actualmente as directrizes como base para a elaboração dos seus relatórios de sustentabilidade. A GRI incorpora a participação activa de representantes do mundo empresarial e das áreas de contabilidade, investimento, ambiente, direitos humanos e investigação, bem como organizações laborais de várias partes do mundo, na criação das suas directrizes.