Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brexit leva Jamie Oliver a fechar seis restaurantes

Seis restaurantes Jamie's Italian vão fechar portas no Reino Unido no final do primeiro trimestre deste ano, devido aos efeitos do Brexit, que tornaram alguns estabelecimentos da cadeia "insustentáveis".

Bloomberg
06 de Janeiro de 2017 às 11:50
  • ...

O famoso chef britânico Jamie Oliver vai encerrar seis dos seus restaurantes italianos no Reino Unido, depois dos custos associados ao seu negócio no país terem aumentado na sequência do referendo sobre o Brexit.

Segundo avança a Bloomberg, citando uma porta-voz da cadeia de Jamie Oliver, os restaurantes em Aberdeen, Exeter, Cheltenham, Richmond, Tunbridge Wells e Ludgate Hill, em Londres, são ser encerrados no primeiro trimestre deste ano.

Este anúncio é o mais recente sinal da pressão que a queda da libra tem exercido sobre as empresas, desde o referendo em que os britânicos escolheram sair da União Europeia. A moeda do Reino Unido fechou 2016 com uma desvalorização acumulada de mais de 16% face ao dólar, depois de ter caído mais de 5% em cada um dos dois anos anteriores.

De acordo com a porta-voz da empresa, a subida dos custos dos produtos, como o azeite italiano, tornou os restaurantes "insustentáveis".

"Como todos os donos de restaurantes sabem, este é um mercado difícil e, depois do Brexit, as pressões e incógnitas tornaram tudo ainda mais difícil", afirmou Simon Blagden, CEO do Jamie Oliver Restaurant Group, citado pelo The Guardian.

Os encerramentos vão afectar cerca de 120 funcionários - menos de 5% do total da equipa da cadeia de restaurantes – que a empresa pretende transferir para outros estabelecimentos do grupo.

Blagden explicou que os seis restaurantes representam menos de 5% do volume de negócios total da cadeia de restaurantes que, em geral, continua com bons resultados no país e no estrangeiro.

"No Reino Unido, vamos concentrar-nos no Jamie's Italian e na expansão da marca Barbecoa, que vai ter duas novas aberturas em 2017", avançou o CEO. "No plano internacional, pretendemos lançar outros 22 restaurantes italianos" em países como a Austrália, Brasil e Rússia.

O chef britânico tem actualmente 46 restaurantes Jamie’s Italian no Reino Unido e mais de três dezenas com o seu nome fora do país.

Ver comentários
Saber mais Jamie Oliver restaurantes Jamie's Italian Brexit Reino Unido Londres
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio