Notícia
Economista-chefe do Banco de Inglaterra admite erros de cálculo do impacto do Brexit
Os economistas não conseguiram antecipar o colapso financeiro que se seguiu à falência do Lehman Brothers, nem o impacto do Brexit. O economista-chefe do Banco de Inglaterra diz que os economistas precisam de se adaptar aos novos tempos.
O economista-chefe do Banco de Inglaterra, Andrew Haldane, considera que a sua profissão está em risco. Em causa está o facto de os economistas não terem conseguido antecipar a crise financeira de 2008, nem percepcionar o real impacto do Brexit.
Andrew Haldane refere, citado pelo The Guardian, uma série de eventos que ocorreram nos últimos anos e que não foram antecipados devidamente pelos economistas.
O economistas-chefe do Banco de Inglaterra relaciona estas falhas com o facto de os modelos económicos não conseguirem antecipar "comportamentos irracionais" na era moderna.
Dito isto, o responsável realça a necessidade dos economistas adaptarem-se aos tempos actuais para conseguirem recuperar a confiança da população e das forças políticas.
Andrew Haldane especificou: o colapso do Lehman Brothers foi um "momento Michael Fish", usando como referência o meteorologista da BBC que, em 1987, disse que o Reino Unido iria conseguir escapar a um furacão, que acabou por atingir o sul de Inglaterra, provocando estragos avultados. O economista disse que desde então foi feito um caminho muito importante por parte dos meteorologistas, que permitiu que estes conseguissem responder melhor à actual evolvente. E que é isso que tem de ser feito pelos economistas.