Notícia
BPI confirma participação na operação de perdão de dívida da Grécia
Fonte oficial do banco português declarou que o BPI se junta aos 12 bancos que ontem anunciaram a sua participação no processo de reestruturação da dívida helénica.

Depois de ontem ter sido anunciado que 12 bancos já tinham dado o “sim” à reestruturação, hoje o BPI adiantou que também irá participar neste processo.
Os referidos 12 bancos – com nomes como o BNP Paribas ou o Commerzbank – detêm 20% do conjunto da dívida grega. Para que a operação se efective, é preciso o aval de um número de privados que tenham, na sua posse, 75% da dívida helénica.
O banco reportou um prejuízo de 203 milhões de euros no resultado relativo a 2011, depois de registar uma imparidade relativa à exposição de 339 milhões de euros à dívida grega. Em Outubro, Ulrich mostrava-se contra o perdão da dívida grega, por considerar que uma decisão do género fazia com que a dívida soberana dos países da Zona Euro perdesse o seu estatuto de “activo sem risco”.
Estando dependente ainda do "sim" de várias entidades, a Grécia ameaçou hoje com um incumprimento total da sua dívida aos privados que não participarem no “debt swap”, que se irá consubstanciar num perdão da dívida de 53,5% do valor nominal da dívida e a sua troca por novos títulos helénicos. É nessa operação que o BPI irá, então, participar.