Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BP fecha temporariamente gasolineiras no Reino Unido por falta de motoristas de transporte

Dificuldades de transporte levam petrolífera a ter de fechar temporariamente postos de abastecimento no Reino Unido. Faltam 90 mil motoristas para conseguir dar resposta à procura no país, afirma o setor dos transportes.

Neste cenário, os governos pontapeiam as metas climáticas e apoiam o investimento em combustíveis fósseis, para combater a inflação e o risco de agitação social enquanto repensam o caminho para um futuro baixo em carbono.

Apercebendo-se da subida dos preços das matérias-primas e do risco de um desastre económico devido ao calendário irrealista para a transição energética, os decisores políticos dão mais importância a sustentar a economia a curto prazo do que a salvar o ambiente a longo prazo.

Durante cinco anos, os Governos aliviam a burocracia no que toca ao investimento na produção de petróleo e durante dez anos flexibilizam os processos para a produção de gás natural, para incentivar os produtores a assegurarem abastecimentos adequados e preços razoáveis, colmatando assim a lacuna entre a energia disponível no presente e a energia limpa prevista para o futuro.
Pedro Brutt Pacheco
24 de Setembro de 2021 às 09:23
  • ...

A BP decidiu encerrar temporariamente alguns dos seus postos de abastecimento de combustível no Reino Unido, na sequência de problemas no transporte. Faltam camiões que façam o transporte do combustível a partir das refinarias, avança a Reuters, que cita um comunicado da empresa petrolífera. 


"Continuamos a trabalhar com o nosso fornecedor de transportadores para minimizar qualquer interrupção futura e para garantir entregas eficientes e eficazes aos nossos clientes", afirma a empresa, que tem cerca de 1.200 postos em todo o Reino Unido e que está a dar prioridade às áreas de serviço das principais estradas do país, onde a procura também é mais elevada. 


Também a Esso, da ExxonMobil, já disse que um pequeno número das suas 200 lojas da Tesco no Reino Unido também foi afetado. "Estamos a trabalhar em estreita colaboração com todas as partes da nossa rede de distribuição para otimizar o fornecimento e minimizar qualquer inconveniente para os clientes", disse a empresa em comunicado.


Já a Petrol Retailers Association (PRA), que representa empresas independentes que têm 65% dos postos de gasolina do Reino Unido, afirmou que os problemas estariam limitados a Londres e sudeste da Inglaterra e que deveriam ser temporários.


A escassez de motoristas, porém, estará também a causar problemas já no setor alimentar, afirma a Reuters. O setor de transportes tem vindo a dizer que precisa de mais 90.000 motoristas para conseguir responder à procura. Isto porque o Brexit dificultou a vida aos motoristas de outros países que trabalhavam no Reino Unido e, por outro lado, a pandemia de covid-19 impediu a formação de novos trabalhadores.

Ver comentários
Saber mais BP Reino Unido energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio