Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bónus duplicam salários dos CEO portugueses

Os CEO dos bancos nacionais receberam, no último ano, bónus que ultrapassaram em 104% o montante dos seus salários base. Esta proporção ainda fica aquém das práticas europeias - os CEO da banca europeia receberam um valor mediano de bónus de 121% face ao

30 de Janeiro de 2007 às 06:55
  • ...

Os CEO dos bancos nacionais receberam, no último ano, bónus que ultrapassaram em 104% o montante dos seus salários base. Esta proporção ainda fica aquém das práticas europeias - os CEO da banca europeia receberam um valor mediano de bónus de 121% face ao salário base, totalizando um pacote anual de 2,8 milhões de euros - mas revela que a remuneração associada ao desempenho está a conquistar expressão no sector financeiro em Portugal.

Estes são dados do estudo "Pan-european Financial Services Executive Compensation", realizado pela Mercer Human Resources, e que revelam, segundo a consultora, uma tendência da banca nacional para reduzir os planos associados à atribuição de "stock options", substituindo-os pelos chamados planos de "performance related shares". Ou seja, pela atribuição de pacotes de acções cujo volume é indexado ao desempenho do gestor de topo. Uma medida de recompensa mais alinhada com a defesa dos interesses accionistas e possível graças à "evolução positiva do mercado de valores mobiliários", salienta Paulo Machado, "partner" da Mercer.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio