Notícia
Blackstone absorve dona dos “shoppings” Fórum
A Blackstone, maior “private equity” do mundo, anunciou que os seus fundos imobiliários concluíram a aquisição da Multi Corporation, multinacional europeia que detém e gere em Portugal activos como os centros comerciais Fórum ou os Armazéns do Chiado.
Líder mundial em investimento imobiliário, com uma carteira que inclui, por exemplo, a rede de hotéis Hilton, a Blackstone anunciou que os seus fundos imobiliários concluíram a aquisição da Multi Corporation, um gigante no negócio da promoção, desenvolvimento e gestão de centros comerciais na Europa.
A Multi possui ou administra 56 centros comerciais em 13 países europeus, incluindo a Holanda, onde a empresa está sediada, Bélgica, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, República Checa, Polónia, Ucrânia, Turquia e Portugal.
Em território português, a Multi gere actualmente uma carteira de 13 centros comerciais e três parques de escritórios: os Fórum Almada, Aveiro, Algarve, Montijo, Madeira, Viseu, Coimbra e Sintra, e os Armazéns do Chiado, o Parque Mondego, o Arquiparque II, o Espaço Guimarães, o Braga Retail Center, o Albufeira Retail Park, o Metropolis e o Edifício Mar Mediterrâneo.
A carteira da Multi em Portugal envolve contratos com cerca de 1.400 lojistas e mais de 500 mil metros quadrados de área bruta locável, visitada por cerca de 85 milhões de pessoas anualmente.
“Passar a ser parte integrante da Blackstone traduz-se um reforço claro do âmbito e da capacidade de acção da Multi e representa a conquista de uma oportunidade ímpar: a possibilidade de catapultar o espírito e as capacidades criativas e de gestão da Multi para outros mercados, passando a ter acção verdadeiramente global”, afirma Matias Lopes, CEO da Multi Portugal, em comunicado.
“Com a Blackstone, a Multi reforça a sua posição de líder nas empresas de gestão e valorização de activos de ‘retail’ e centros comerciais”, conclui o gestor.