Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES forçado a lançar OPA sobre Via Banque

O BES será forçado a lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre restante capital do Via Banque, após ter ontem acordado em adquirir 59,94% do banco francês ao BNP Paribas, revelou ao Canal de Negócios, porta-voz do PNB Paribas.

12 de Setembro de 2000 às 10:53
  • ...
O Banco Espírito Santo (BES) será forçado a lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre restante capital do Via Banque, após ter ontem acordado em adquirir 59,94% do banco francês ao BNP Paribas, revelou ao Canal de Negócios, porta-voz do PNB Paribas.

O BNP Paribas anunciou ontem que chegou a acordo com o Espirito Santo Financière, filial do Espirito Santo Finantial Group, que por sua vês detém o BES, para lhe vender uma posição de 59,94% no Via Banque, por 102 milhões de euros (20,5 milhões de contos).

Segundo Jerome Fourre, o porta-voz do BNP Paribas, «até à concretização efectiva do negócio ontem acordado entre as duas instituições financeiras, fica a faltar as devidas autorizações das entidades de supervisão francesas, bem como da autorização dos empregados do Via Banque». Este processo poderá levar «dias ou até semanas, sendo que não está estipulado qualquer calendário fixo», acrescenta a fonte.

Findo este processo, a instituição financeira liderada por Ricardo Salgado «será forçada a lançar uma OPA sobre o remanescente capital ao preço oferecido ao BNP Paribas», acrescenta a mesma fonte.

O BNP vai vender as suas acções no Via Banque a 32,04 euros (6.423 escudos) cada, avaliando o banco francês em 171 milhões de euros (34,28 milhões de contos). Questionado sobre se o preço a pagar pelo BES será um preço justo, porta-voz do BNP Paribas, revelou que «o preço oferecido está em linha com a cotação do Via Banque em Bolsa».

OPA sobre Via Banque implicará investimento adicional de 69 milhões de euros

A oferta sobre o remanescente do capital do Via Banque, implicará um esforço financeiro de 69 milhões de euros (13,833 milhões de contos) ao BES, caso a operação venha a ter sucesso.

Fonte oficial do BES não se encontrava disponível para comentar esta operação.

Nos últimos dias as acções do Via Banque tinham registado fortes valorizações, devido a rumores que o BNP iria comprar o restante capital.

As acções do Via Banque foram ontem suspensas, à espera de comunicação de facto relevante.

Com esta aquisição, BES reforça a sua posição no mercado financeiro francês.

Hoje às 11h as acções do Via Banque retomaram a negociação e cotavam nos 31,99 euros (6.413 escudos) a descer 3,35%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio