Notícia
BES conclui entrada no Bradesco
O Banco Espírito Santo (BES) concluiu a entrada no capital do banco brasileiro Bradesco em troca da participação de 27,5% detida por aquela instituição no banco Interatlântico, noticiou hoje o «Diário Económico», citando Ricardo Salgado.
A participação do BES neste banco poderá rondar os 2,5%, embora a percentagem exacta esteja dependente de acertos que terão de ser efectuados.
O Boavista Interatlântico foi trocado pelos seus accionistas que, para além do BES, incluem o grupo brasileiro Monteiro e Aranha e o francês Crédit Agricole, por uma posição de 7% no Bradesco.
A aquisição do Interatlântico tem um valor estratégico para o Bradesco na medida em que se encontra sediado no Rio de Janeiro, estado onde o Bradesco não tem uma presença forte. A compra permite ao Bradesco uma melhor concorrência com o seu rival Itaú naquela região, após este último ter comprado recentemente o Banco do Estado do Rio de Janeiro.
O valor da aquisição do Interatlântico pelo Bradesco foi de cerca de 250,39 milhões de euros (50,2 milhões de contos), segundo a imprensa brasileira.
Depos de concluída a aquisição, o Bradesco poderá avançar para a compra do Banespa, que se encontra em processo de privatização.
As acções do BES ganharam 0,04% na sessão de ontem para os 25,94 euros (5.200 escudos)