Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BEI empresta 80 milhões à REN

O contrato de financiamento foi assinado esta quarta-feira e destina-se a investimento na rede nacional de transporte de electricidade.

O Haitong avalia as acções da REN em 3,20 euros, o que implica um potencial de valorização 20%. A recomendação é de comprar.

A empresa que gere a rede energética em Portugal continua a transaccionar em bolsa a desconto face às suas congéneres, refere o Haitong, que destaca a avaliação “atractiva” da REN, que paga um “dividendo seguro”.

O banco de investimento assinala que o desconto da REN face às congéneres alargou-se em 2014 e permanece perto de máximos históricos ao nível do rácio EV/EBITDA. O Haitong  destaca que está prestes a chegar à maturidade uma obrigação com custos elevados, pelo que a descida dos custos financeiros deverá contribuir para um crescimento acima de 10% nos lucros em 2017. “Actualmente, o maior risco que vemos na REN é o alargamento da taxa extraordinária sobre os activos energéticos”, refere o “research”.
Miguel Baltazar
25 de Novembro de 2015 às 16:54
  • ...

A REN – Redes Energéticas Nacionais assinou esta quarta-feira com o Banco Europeu de Investimento (BEI) um empréstimo de longo prazo no valor de 80 milhões de euros destinado ao financiamento de um conjunto de investimentos a realizar no horizonte 2014-2019, anunciou a empresa em comunicado.


Este programa de investimento, acrescenta a empresa, "visa acelerar e dinamizar a integração das energias renováveis, permitindo ainda o reforço e melhoria da rede portuguesa de transporte de electricidade". Como sublinha, estes 80 milhões respeitam à primeira tranche de um empréstimo que totaliza 200 milhões de euros.

Citado no comunicado, Rodrigo Costa, presidente da REN, sublinha a importância deste empréstimo "para a concretização do programa de investimento da REN, nomeadamente no âmbito dos projectos de extensão e melhoria da rede de transporte de electricidade".


Este investimento "vai permitir também a integração de fontes de energias renováveis, a integração de maior produção hidroeléctrica e eólica, o melhoramento das operações de rede, o aumento da eficiência e a mitigação do impacto ambiental", adianta ainda o comunicado.

Ver comentários
Saber mais BEI REN
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio