Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP realiza operação de securitização de 320 milhões

O BCP vai realizar uma emissão obrigacionista securitizada no valor de 320 milhões de euros garantida por créditos ao consumo, disse fonte do banco ao Negocios.pt, adiantando que esta operação vai permitir «diminuir as exigências de capital».

24 de Outubro de 2002 às 18:14
  • ...
O Banco Comercial Português (BCP) vai realizar uma emissão obrigacionista securitizada no valor de 320 milhões de euros garantida por créditos ao consumo, disse fonte do banco ao Negocios.pt, adiantando que esta operação vai permitir «diminuir as exigências de capital».

Com esta operação, o banco repassa a clientes, através da emissão obrigacionista, empréstimos referentes ao crédito ao consumo. Desta forma, o BCP [BCP] obtém «liquidez imediata», em vez de aguardar pelo pagamento dos empréstimos ao consumo.

«É um normal instrumento de gestão de tesouraria», acrescentou a mesma fonte.

Segundo a Bloomberg, a instituição financeira liderada por Jardim Gonçalves está a contactar investidores institucionais internacionais para aderirem a este empréstimo obrigacionista.

Os «ratings» deste tipo de operação «são bons, quase 90% têm notação de AAA», acrescentou a mesma fonte.

Esta colocação será mais «destinada ao mercado externo», disse a mesma fonte, lembrando que «no ano passado, fizemos uma operação semelhante com securitização de créditos à habitação».

Esta emissão que irá ocorrer ainda este ano será sindicada por um conjunto de bancos que a mesma fonte se escusou a identificar.

Esta transacção «tem efeitos muito importantes, entre eles, a maior agilidade na tesouraria no banco», adiantou a mesma fonte.

As acções do BCP encerraram nos 1,87 euros, a subir 5,65%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio