Notícia
BCP investe um máximo de 1,9 milhões no portal Médis
O BCP prevê investir um máximo de 1,9 milhões de euros (380 mil contos) no lançamento e desenvolvimento do novo portal destinado à prestação de cuidados de saúde www.medis.pt, revelou Bagão Félix, administrador delegado da Médis.
Bagão Félix explicou que numa primeira fase serão investidos 598,55 a 648,44 mil euros (120 a 130 mil contos), adiantando que, posteriormente, serão aplicados mais 997,56 a 1,25 milhões de euros (200 a 250 mil contos).
No âmbito da segunda fase de investimentos, a Médis prevê lançar a subscrição «online» de um seguro de saúde e de consultas médicas «online» e receitas electrónicas.
O modelo de negócio da Médis assenta na oferta de seguros de saúde, gestão de sistemas de saúde de empresas, como é o caso da TAP, para além de préstimos de saúde ao mercado, como consultas médicas em variadas áreas.
As vantagens do lançamento deste portal prendem-se com um maior controlo da gestão dos médicos que prestam cuidados de saúde através da Médis, e uma redução de custos para a empresa e para os clientes, segundo Félix.
A Médis estima que haja uma redução dos custos na ordem dos 20%, ou 7,48 milhões de euros (1,5 milhões de contos), com a implementação do «site», sendo esperado um corte de 5% no primeiro ano de actividade.
O «break-even», ou cobertura de custos pelas receitas, do www.medis.pt está previsto para o final do primeiro ano de actividade do portal.
O volume de prémios da Médis ascende a um intervalo de 69,83 a 74,82 milhões de euros (14 a 15 milhões de contos), o que corresponde a 47% da quota do mercado nacional.
A Médis obteve resultados líquidos de 2,74 milhões de euros (550 mil contos) e espera que este ano os lucros ascendam a um intervalo de 2,49 e 4,99 milhões de euros (500 mil contos a um milhão de contos).
A Médis conta actualmente com cerca de 400 mil clientes, e uma rede convencionada de 3 mil prestadores, 40 hospitais privados e 500 centros auxiliares de diagnóstico e terapia. A quota de mercado da Médis é de 50% na actividade de seguradora nacional, na área da saúde.
O «site» da Médis está dividido em três grupos. O primeiro, direccionado ao público em geral, será acessível a todos os utilizadores. O segundo grupo tem acesso restrito a clientes particulares e institucionais. A terceira área, igualmente com acesso restrito, disponibiliza um conjunto de informações exclusivas e transacções dos prestadores da Médis.
As acções do BCP encerraram nos 4,30 euros (862 escudos), a cair 1,15%.