Notícia
BCP investe 50 milhões no lançamento de banco na Turquia
O BCP vai lançar um banco turco no primeiro trimestre de 2003, depois de ter adquirido a licença de operação do Sitebank, num investimento que ascende aos 50 milhões de euros, revelou o vice presidente Christopher de Beck.
A nova instituição bancária planeia abrir 15 balcões no país, sendo 13 deles em Istambul, uma vez que aquela região reúne um número maior de potenciais clientes.
«Cerca de 60% do mercado está em Istambul», disse de Beck. O Sitebank, banco adquirido que mudará o nome em Abril próximo, contará com cerca de 220 colaboradores.
O mercado alvo são indivíduos de rendimento elevado. Para atingir o «break even», o Sitebank necessita de reunir 25 mil clientes com um rendimento médio de 40 mil dólares, ou um património total de 700 milhões de euros.
O banco turco, que hoje é controlado pelo Novabank, que por sua vez é detido pelo BCP em 50% mais uma acção, passará em breve para as mãos do BCP.
O Novabank ficará com 10%. O BCP procura actualmente um parceiro local para ficar com uma posição minoritária. «Pode ser uma industrial ou uma seguradora, tem é que ser local», afirmou Christopher de Beck, num encontro com jornalistas em Istambul.
O BCP conta com o apoio da McKinsey de Portugal e da Grécia na abertura do novo banco.
As acções do BCP seguiam nos 2,63 euros, a descer 2,23%.
O jornalista viajou a convite do BCP.