Notícia
BCP diz que resultados do BPI foram «marginalmente negativos»
O Millennium bcp investimento, a unidade de banca de investimento do grupo BCP, avaliou os resultados apresentados pelo Banco BPI na passada quarta-feira como «marginalmente negativos». O banco manteve a recomendação de «compra (baixo risco)» para as acçõ
O Millennium bcp investimento, a unidade de banca de investimento do grupo BCP, avaliou os resultados apresentados pelo Banco BPI na passada quarta-feira como «marginalmente negativos».
O banco manteve a recomendação de «compra (baixo risco)» para as acções do banco de Fernando Ulrich com preço-alvo para o final do ano de 3,8 euros, o que representa um potencial de valorização de 26%.
O Millennium bcp investimento escolheu uma base trimestral para avaliar os resultados, tendo concluído que caíram 8% face ao segundo trimestre do ano passado fixando-se nos 38 milhões de euros, «em linha com as nossas estimativas».
Pedro Sousa Mendes, contactado pelo Jornal de Negócios Online (www.negocios.pt) referiu a margem financeira e os custos como as rubricas que «surgiram pior que o esperado».
Segundo o banco de investimento, a margem financeira registou uma evolução negativa caindo 3% face ao trimestre anterior para 116 milhões de euros e 2% abaixo do esperado, o que penalizou os resultados operacionais.
O analista do banco de investimento considera as comissões foram razoáveis «mas não ajudaram muito»,
As comissões subiram 2% para 64 milhões de euros, 7% abaixo do esperado. Os custos revelados pelo BPI situaram-se também em linha com as estimativas, nos 113 milhões de euros.
Pela positiva o analista destaca a baixa «taxa de imposto» e as «baixas adições líquidas de crédito malparado». Pedro Sousa Mendes realçou ainda «a qualidade e o volume de crédito».
Os resultados líquidos do Banco BPI ascenderam a 86,7 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, um valor 7,7% superior ao verificado no mesmo período do ano passado, mas abaixo da média de estimativas de 89,8 milhões de euros projectadas por uma sondagem a cinco analistas.