A carregar o vídeo ...
Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP confirma convocação da AG para 6 de Agosto

O BCP confirmou a convocação de uma assembleia geral (AG) para 6 de Agosto, uma notícia avançada em primeira-mão pelo Jornal de Negócios Online. Caso os accionistas aprovem a alteração dos estatutos, então terão de eleger novos membros para os órgãos soci

  • ...

O BCP confirmou a convocação de uma assembleia geral (AG) para 6 de Agosto, uma notícia avançada em primeira-mão pelo Jornal de Negócios Online. Caso os accionistas aprovem a alteração dos estatutos, então terão de eleger novos membros para os órgãos sociais do banco, incluindo o conselho de administração.

A assembleia geral (AG) do BCP, destinada a votar a proposta de alteração de estatutos que extingue os actuais órgãos sociais, vai decorrer a 6 de Agosto na cidade do Porto.

A reunião foi convocada na sequência de um pedido entregue na semana passada por sete accionistas que apoiam o presidente do banco, Paulo Teixeira Pinto, grupo em que se encontram Manuel Fino, Vasco Pessanha, Joe Berardo, João Pereira Coutinho, Diogo Vaz Guedes, Bernardo Moniz da Maia e Filipe de Botton.

As alterações estatutárias propostas pelo grupo dos "sete" implica a mudança do modelo de organização societária do BCP, do sistema dualista – com conselho de administração executivo fiscalizado por um conselho geral e de supervisão – para o modelo latino reforçado, em que a administração é supervisionada por um conselho fiscal.

Em cima da mesa está ainda o aligeiramento da blindagem de estatutos, a adopção do princípio "uma acção igual a um voto" e a redução de 10% para 3% da percentagem máxima dos lucros que pode ser destinada às remunerações variáveis dos administradores executivos.

Caso os accionistas aprovem a alteração dos estatutos, terão de eleger novos membros dos órgãos sociais, nomeadamente o conselho de administração e o seu presidente, cargo que actualmente é ocupado por Paulo Teixeira Pinto.

A confirmação foi feita em comunicado enviado à CMVM.

As acções do BCP fecharam em queda de 2,17% para os 4,06 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio