Notícia
BCP com exposição de 300 milhões às dívidas do GES
De acordo com o Público, o BCP apoia os sectores da saúde, turismo e construção. Já o i fala em dois empréstimos no total de 114 milhões de euros concedidos pela BCP a empresas do Grupo Espírito Santo (GES).
O Banco Comercial Português (BCP) tem uma exposição de 300 milhões de euros ao universo empresarial da família Espírito Santo, avança o jornal Público desta quarta-feira, 16 de Julho.
O banco junta-se assim à lista de credores directos e indirectos já conhecidos do Grupo Espírito Santo (GES), como a Caixa Geral de Depósitos (com uma exposição de 300 milhões de euros), o próprio BES (acima de 1.200 milhões de euros) e a Portugal Telecom (cerca de 897 milhões).
Já o i, citando o relatório e contas de 2013 da 'holding' Rioforte, informa que a "a Rioforte refere ainda dois empréstimos no total de 114 milhões de euros concedidos pelo BCP a empresas do grupo, que têm como colaterais o Hotel Tivoli Vitória e o Hospital da Luz".
De acordo com o Público, o BCP apoia os sectores da saúde, turismo e construção. A CGD, por sua vez, concedeu crédito à Herdade da Comporta e à Espírito Santo International (ESI), tendo recebido como garantias acções do Espírito Santo Financial Group (ESFG) e imobiliário. O i esclarece que essas acções já desvalorizaram cerca de 75% este ano.
De acordo com os dados reportados ao Banco de Portugal, no quadro das inspecções periódicas às suas carteiras de crédito, os empréstimos directos do BCP e da CGD às empresas e ‘holdings’ do GES têm cobertura de 100%, explica o Público.
Já o BPI garantiu que não tem relação comercial com nenhuma das três ‘holdings’ do grupo com insuficiências (ESI, ESFG e Rioforte), esclarece o Público. O i, por sua vez, informa que o "BPI deu um crédito de 9,2 milhões, para o qual a garantia é o Hospital do Mar".
O Público recorda que os três bancos (BES, CGD e BCP), a operadora de telecomunicações (PT) e duas empresas da economia real concederam empréstimos de cerca de 5.000 milhões de euros a negócios de risco do GES.