Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP com exposição de 300 milhões às dívidas do GES

De acordo com o Público, o BCP apoia os sectores da saúde, turismo e construção. Já o i fala em dois empréstimos no total de 114 milhões de euros concedidos pela BCP a empresas do Grupo Espírito Santo (GES).

1439 – BCP – O banco liderado por Nuno Amado passou de 1.250 para a posição 1.439 no “ranking” da Forbes. Continua, no entanto, a ser o maior banco cotado português, de acordo com a publicação norte-americana.
Reuters
Negócios 16 de Julho de 2014 às 10:54
  • 17
  • ...

O Banco Comercial Português (BCP) tem uma exposição de 300 milhões de euros ao universo empresarial da família Espírito Santo, avança o jornal Público desta quarta-feira, 16 de Julho.

 

O banco junta-se assim à lista de credores directos e indirectos já conhecidos do Grupo Espírito Santo (GES), como a Caixa Geral de Depósitos (com uma exposição de 300 milhões de euros), o próprio BES (acima de 1.200 milhões de euros) e a Portugal Telecom (cerca de 897 milhões).

 

Já o i, citando o relatório e contas de 2013 da 'holding' Rioforte, informa que a "a Rioforte refere ainda dois empréstimos no total de 114 milhões de euros concedidos pelo BCP a empresas do grupo, que têm como colaterais o Hotel Tivoli Vitória e o Hospital da Luz".

 

De acordo com o Público, o BCP apoia os sectores da saúde, turismo e construção. A CGD, por sua vez, concedeu crédito à Herdade da Comporta e à Espírito Santo International (ESI), tendo recebido como garantias acções do Espírito Santo Financial Group (ESFG) e imobiliário. O i esclarece que essas acções já desvalorizaram cerca de 75% este ano.

 

De acordo com os dados reportados ao Banco de Portugal, no quadro das inspecções periódicas às suas carteiras de crédito, os empréstimos directos do BCP e da CGD às empresas e ‘holdings’ do GES têm cobertura de 100%, explica o Público.

 

Já o BPI garantiu que não tem relação comercial com nenhuma das três ‘holdings’ do grupo com insuficiências (ESI, ESFG e Rioforte), esclarece o Público. O i, por sua vez, informa que o "BPI deu um crédito de 9,2 milhões, para o qual a garantia é o Hospital do Mar".

 

O Público recorda que os três bancos (BES, CGD e BCP), a operadora de telecomunicações (PT) e duas empresas da economia real concederam empréstimos de cerca de 5.000 milhões de euros a negócios de risco do GES.

Ver comentários
Saber mais Banco Comercial Português BCP Espírito Santo Grupo Espírito Santo GES Caixa Geral de Depósitos BES Portugal Telecom CGD Herdade da Comporta Espírito Santo International ESI Espírito Santo Financial Group Banco de Portugal BPI economia negócios e finanças serviços financeiros banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio